Economia

Com alta de queimadas na Amazônia, Guedes diz nos EUA que proteção da biodiversidade é investimento para o futuro

Por Portal NC

14/10/2022 às 16:24:29 - Atualizado há
Ministro da Economia participou de evento do Banco Mundial.Guedes também destacou o uso responsável dos recursos naturais. O ministro da Economia, Paulo Guedes, enfatizou nesta sexta-feira (14) a importância e a urgência de enfrentar os desafios climáticos. Ele também disse que proteger a biodiversidade e o uso responsável dos recursos naturais é um investimento essencial para o futuro.

A declaração do ministro, publicada na internet, aconteceu na reunião anual do Banco Mundial (Bird) em Washington (EUA), no comitê conjunto do Conselhos de Governadores da instituição e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Ele também falou em nome de outros países, como Colombia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Suriname e Trinidade e Tobago.

"Proteger a biodiversidade e fazer uso responsável dos recursos naturais é um investimento essencial no nosso futuro", disse Guedes.

Em viagem aos Estados Unidos, Paulo Guedes falou com jornalistasna quarta (12)

TV Globo

As avaliações do ministro acontecem após o Amazonas ter registrado o pior setembro de queimadas dos últimos 24 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A série histórica começa em 1998. No acumulado de 2022, até meados de setembro, o número de queimadas no estado já superou todo ano passado.

Fumaça de queimadas cobre 5 milhões de km² do Brasil e chega a outros países

Brasil é cobrado no Fórum de Davos pelo desmatamento da Floresta Amazônica

Guedes afirmou que conferir destaque à sustentabilidade garante que as iniciativas de desenvolvimento e de proteção do meio ambiente se apoiem.

"Nesse sentido, o Brasil criou o Programa Nacional de Crescimento Verde para combinar a redução das emissões de carbono, a conservação das florestas e o uso racional dos recursos naturais com a geração de empregos verdes e crescimento econômico, melhorando as condições de vida da população brasileira", declarou.

Ele lembrou que o país se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030, em comparação com os níveis de 2005 e, também, antecipou a meta de alcançar a neutralidade na emissão de carbono de 2060 a 2050.

"Para apoiar um futuro de baixo carbono e alcançar o desenvolvimento sustentável assim como as metas climáticas globais, consideramos mecanismos de mercado como os instrumentos mais eficazes para possibilitar uma transição justa", declarou.

Segundo os institutos Igarapé, Centro Soberania e Clima e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade, o desmatamento na Amazônia passou dos 13 mil quilômetros quadrados em 2021, a maior taxa dos últimos 15 anos; e que a mineração ilegal aumentou quase 500% em terras indígenas e 300% em unidades de conservação.

"Um terço da área terrestre brasileira é protegida por lei. Essas áreas integram o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza ou pertencentes a um dos 700 territórios indígenas, que, no seu conjunto, são maiores do que o território da Europa Oriental. Adicionalmente, um quarto das águas brasileiras estão protegidas, excedendo as metas fixadas na Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica", afirmou o ministro da Economia, no comunicado.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC