Economia

Vale pagará US$ 55,9 milhões em acordo para encerrar ação por Brumadinho

Por Portal NC

28/03/2023 às 21:36:29 - Atualizado há
Valor será pago à comissão de valores dos EUA. Órgão diz que mineradora teria feito divulgações falsas sobre a segurança de suas barragens antes do desastre de 2019, que matou 270 pessoas Equipes de resgate fazem busca de helicóptero em área inundada dois dias depois do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho.

André Penner/AP

A mineradora Vale pagará US$ 55,9 milhões à comissão de valores dos Estados Unidos, a SEC, para encerrar uma ação movida pelo órgão em 2022, após o rompimento da barragem da companhia em Brumadinho (MG), conforme comunicado divulgado nesta terça-feira (28).

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Na ação, a SEC dizia que a Vale teria violado as leis de valores mobiliários ao fazer divulgações falsas sobre a segurança de suas barragens antes do desastre ocorrido em 2019, que matou 270 pessoas.

A SEC também informou na época que, a partir de 2016, a Vale teria manipulado auditorias de segurança de barragens, obtido certificados de estabilidade fraudulentos e enganado governos locais, comunidades e investidores com suas divulgações ambientais, sociais e de governança (ESG). A mineradora negou as acusações.

Agora, a Vale disse que o acordo com a SEC entrará em vigor assim que ratificado pelo Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Leste de Nova York.

"Além disso, a SEC não se oporá à moção da Vale para rejeitar todas as alegações de que a companhia agiu com intenção fraudulenta ou imprudente em relação às suas divulgações", afirmou a empreso, citando que segue no compromisso de reparar os danos causados pelo rompimento da barragem.

Em janeiro de 2019, a barragem da Vale na cidade mineira de Brumadinho estourou, liberando uma onda gigantesca de resíduos de mineração sobre a comunidade.

VÍDEOS: mais assistidos do g1
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC