Economia

Itamaraty escolhe mais 5 mulheres para postos-chave na diplomacia

Por Portal NC

03/04/2023 às 16:13:25 - Atualizado há
O Ministério das Relações Exteriores deverá formalizar nos próximos dias a indicação de cinco diplomatas mulheres para representar o Brasil no exterior.

Desses, três serão em embaixadas na Europa. Os cinco nomes ainda não podem ser divulgados, mas fontes do Itamaraty confirmaram ao blog que os pedidos de agrément - procedimento que consiste em consultar o Estado receptor se este está de acordo com a indicação - já foram feitos.

O movimento de reestruturação com mais mulheres na representação diplomática do Brasil ganhou força desde a escolha da embaixadora Maria Laura da Rocha como a primeira mulher a ocupar a Secretaria-Geral do Itamaraty.

No início do ano, o presidente já havia encaminhado ao Senado Federal as indicações de sete diplomatas para postos no exterior. Na lista constava apenas uma única mulher dentre os indicados, Maria Luiza Ribeiro Viotti. Caso a nomeação seja aprovada na sabatina pela Comissão de Relações Exteriores e pelo plenário do Senado, Viotti também será a primeira mulher a ocupar o cargo de embaixadora brasileira nos Estados Unidos.

Diplomatas brasileiras em organizações multilaterais

Na última semana, o governo brasileiro designou a ministra de Primeira Classe Claudia Vieira Santos como Representante Permanente do Brasil junto à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena. Esta foi a primeira designação da embaixadora para chefia de posto no exterior.

Claudia Vieira Santos foi diretora do Departamento de China no Itamaraty e, atualmente, comandava o Departamento de Energia do MRE.

Hoje, o Brasil tem diplomatas mulheres em outros dois postos estratégicos em organizações multilaterais no exterior: a Ministra de Primeira Classe Carla Barroso Carneiro, que assumiu a representação Brasileira Junto à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em Roma; e a Ministra Paula Alves de Souza no cargo de delegada permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris.

Ações por igualdade de gênero no Itamaraty

Ainda no início de março, a ministra da carreira diplomática Vanessa Dolce de Faria foi indicada como Alta Representante para Temas de Gênero no Ministério das Relações Exteriores, como forma de ampliar as ações por igualdade de gênero.

A diplomata terá, entre as suas funções, a responsabilidade de articulação com outros ministérios para o avanço da pauta, além de participar de reuniões internacionais sobre o tema.

Vanessa Dolce de Faria foi assessoria especial da presidência no governo Dilma (2015-2016), chefe de gabinete da Secretaria-Geral da Presidência da República (2013-2015) e serviu em embaixadas brasileiras no exterior. Também é autora do livro “Política externa e participação social: trajetória e perspectivas" e co-autora dos artigos “Mulheres na Diplomacia Brasileira” e “Uma Política Externa Feminista para o Brasil: desafios e possibilidade”.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC