Brigada de Incêndio da Prefeitura de Pompeia se destaca no combate a queimadas na região

Composta por 17 servidores treinados, a brigada tem plantão 24h e realizou vigílias contra o fogo com origem em Oriente nos últimos dias

10/09/2021 - 14:30 hs

Dias intensos, muito trabalho e destaque no combate as diversas queimadas registradas. Essa foi a rotina da Brigada de Incêndio da Prefeitura de Pompeia nos últimos dias com atuação em uma das maiores ocorrências deste tipo dos últimos anos. 

As queimadas, que começaram em Oriente ainda na última semana, avançaram rapidamente em diversas áreas da região, principalmente nas áreas rurais e no acostamento da rodovia SP-294. Foram diversos focos que contaram com a atuação rápida e eficaz da Brigada de Incêndio, inclusive em Pompeia na última terça-feira (7) em uma grande área na zona rural.  

“A gente deu apoio em Oriente e evitamos problemas nas residências. Depois disso, tivemos um chamado aqui em Pompeia com fogo em uma propriedade rural com plantio de café e também evitamos danos maiores à lavoura e a moradia dessas famílias. Nesse dia houve um grande risco nas residências aqui da cidade e com isso montamos uma estratégia. Passamos a noite aguardando uma condição melhor de estar atacando e combatendo esse incêndio, evitando chegar nas propriedades aqui da cidade. Ficamos na espera por conta do vento estar sempre mudando e achamos melhor aguardar para não ter nenhuma novidade. E assim que acontecesse alguma coisa, a gente estaria ali para combater. Todo mundo mobilizado com apoio do Grupo Jacto que mandou os brigadistas para apoiarem e passaram a noite lá com a gente. Foi um trabalho de vigília para evitar qualquer tipo de problema, um serviço de precaução. Foi muito válido. Também fizemos um trabalho de retirada dos moradores, pessoas de mais idade, gestantes, para não ter nenhum problema com a fumaça”, disse Antônio Eduardo Nascimento, o Toninho, coordenador da Brigada de Incêndio.

Após o sucesso nas primeiras ocorrências, o trabalho dos membros da Brigada Municipal seguiu durante a quarta (8) e quinta-feira (9) com o monitoramento dos focos de incêndio e a avaliação das condições dos locais para que o fogo não retorne.

Os brigadistas contam com treinamentos ofertados pela Prefeitura de Pompeia. Além disso, em parceria com o 10º Grupamento de Bombeiros de Marília, também participam de atividades teóricas e práticas.

Na última semana, a prefeita Tina recebeu os servidores da Brigada Municipal para uma homenagem pelo excelente trabalho na queimada registrada em uma mata próxima as residências em Oriente e anunciou novos investimentos para o grupo com a realização de licitação para a aquisição de equipamentos, como capacetes, balaclavas, blusões, botas anti-chamas, rádios portáteis, entre outros. 

“A cada dia mais está sendo mais comum esse tipo de chamado de incêndio. E os equipamentos serão de total importância, pois quanto melhor estivermos equipados, melhor o serviço que vamos oferecer para a população. O equipamento principal deste investimento é a capa de aproximação para incêndio. A gente recebeu também o Kit da Defesa Civil com macacão e bolsa costal que também é muito importante para incêndio em pastagem. Para combate a incêndio, a capa de aproximação e as botas são muito importantes”, comentou o coordenador. 

Com um trabalho eficaz e organizado, a Brigada Municipal de Pompeia é composta pelos servidores Ana Maria Maceno Guimarães de Lima, Antonio Eduardo Nascimento, Bruno Marcelino Lopes, Claudemir da Silva Soares, Eder Luciano, Edilson Aparecido da Silva, Fernando Alves, Jefferson Zo mpero, João Carlos Alves Salustiano, Jonata Farias da Silva, Lucas Aparecido da Silva, Luiz Domingos Maransatto, Odacir Neves, Odair Alves Pereira, Odair Mariano, Samuel dos Santos Lopes e Willian Serrano.