Economia

Haddad diz ter ficado 'bastante preocupado' com decisão do Copom de manter taxa de juros em 13,75%

Governo Lula tem pressionado o Banco Central a reduzir a taxa de juros.

Por Portal NC

04/05/2023 às 14:52:27 - Atualizado há
Governo Lula tem pressionado o Banco Central a reduzir a taxa de juros. Avaliação governista é de que o atual patamar da Selic inibe o crescimento da economia. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (4) ter ficado "bastante preocupado" com a decisão desta quarta (3) do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de manter a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano.

Haddad deu a declaração durante participação na primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável, o "Conselhão".

"Eu fiquei bastante preocupado com decisão de ontem do nosso Copom de manter pela terceira vez maior taxa de juros do mundo numa economia que tem uma das mais baixas taxas de inflação", afirmou o ministro da Fazenda.

O governo Lula tem pressionado o Banco Central a reduzir a taxa de juros. A avaliação é que o atual patamar da Selic inibe o crescimento da economia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a chamar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de "esse cidadão" e afirmou que poderia rever a autonomia da autoridade monetária, aprovada pelo Congresso durante o governo Bolsonaro.

Cabe ao Comitê de Política Monetária do BC a definição da taxa Selic. O Copom é formado pelo presidente e pelos diretores do BC.

Até o momento, o Copom não sinalizou quando começará a cortar os juros. Haddad espera que, com a proposta do novo arcabouço fiscal e com a tramitação da reforma tributária no Congresso, o Copom reavalie o cenário e comece a traçar um cronograma de queda.

Na avaliação do governo, essa sinalização será importante para melhorar as expectativas dos agentes econômicos, com efeito sob a arrecadação, o crédito e o investimento.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC