Economia

Conheça como funciona uma das maiores cooperativas agrícolas do país

Aproveitando que o cooperativismo é o tema da próxima novela das 9, o Globo Rural foi conhecer a Coamo, fundada no Paraná há 53 anos por agricultores que se uniram para aumentar a produção.

Por Portal NC

07/05/2023 às 09:22:27 - Atualizado há
Aproveitando que o cooperativismo é o tema da próxima novela das 9, o Globo Rural foi conhecer a Coamo, fundada no Paraná há 53 anos por agricultores que se uniram para aumentar a produção. Conheça como funciona uma das maiores cooperativas agrícolas do país

Trabalhar em conjunto para se chegar mais longe. Esse é o espírito de uma cooperativa. É graças a essa união que muitos agricultores brasileiros conseguem produzir mais, vender melhor a sua produção e avançar em tecnologia.

A próxima novela das 9 da Globo, "Terra e Paixão", que estreia nesta segunda-feira (8), vai retratar esse espírito de coletividade.

Na novela, a personagem Aline, interpretada pela atriz Bárbara Reis, perde o marido em uma disputa de terras, mas decide seguir adiante e se tornar agricultora. Com o apoio de uma cooperativa, enfrenta desafios e consegue se reerguer.

Para mostrar como funciona esse modelo, o Globo Rural foi conhecer a Coamo – Cooperativa Agrícola de Campo Mourão –, no Paraná, fundada há 53 anos, e que já se espalhou por Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Os agricultores que fundaram a Coamo decidiram se juntar para conseguir comprar insumos mais baratos e em maior volume, além de faturar mais nas vendas. Na época, eles estavam levando muitos calotes de cerealistas.

A Coamo começou com menos de 80 pessoas e, hoje, tem 31 mil associados. Em 2022, faturou R$ 28 bilhões.

Coamo ganhou relevância no mercado de grãos após expandir para MS

Como funciona uma cooperativa

A cooperativa funciona assim: os agricultores se unem para comprar adubos, sementes e fertilizantes. E têm um banco para financiar os insumos e as máquinas.

Com essa união, conseguem ainda oferecer assistência técnica aos produtores, armazenar os grãos e garantir a comercialização no mercado.

Como cooperativa, a Coamo deu um passo além e começou a investir em pesquisa cinco anos após a sua fundação.

O grupo instalou uma fazenda experimental, em parceria com universidades e a Embrapa. As inovações que saem de lá são repassadas aos cooperados, como variedades de plantas, época certa de semear, adubação, entre outros.

Produção em MS

Ao longo dos anos, a Coamo foi ganhando cada vez mais relevância no mercado de grãos, principalmente depois que chegou em Mato Grosso do Sul, onde, inclusive, se passa a nova novela das 9.

A cooperativa chegou no Centro-Oeste do Brasil em 2004. Começou em municípios do sul, mas hoje já tem unidades mais ao norte do estado.

Atualmente, o grupo possui indústria de processamento de soja e 19 postos de recebimento de grãos.

Confira a reportagem completa nos dois vídeos acima.

Vídeos mais assistidos do Globo Rural
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC