UNESP e da Secretaria da Educação de Pompeia discutem parceria

Por Redação 10/11/2017 - 12:31 hs
Foto: Divulgação/Prefeitura
O responsável pela Educação municipal, Adriano Nascimento, e coordenadores pedagógicos da rede de ensino receberam nesta quarta (8) a visita de representantes da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP de Marília. Professor Doutor e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organizações Internacionais (GEO), José Geraldo Poker participou da reunião na sede da Secretaria da Educação, onde apresentou o projeto dos Fóruns de Discussão Estudantil.
 
Os fóruns de discussão são realizados pelos alunos da UNESP em Marília desde 2009 e já chegaram a sua 16ª edição, tendo contado com a participação de mais de 1000 estudantes ao longo desses anos. O modelo consiste em simulações de reuniões diplomáticas de órgãos internacionais como a OEA (Organização dos Estados Americanos) e a ONU (Organização das Nações Unidas) em que os estudantes atuam como representantes (delegados) dos países envolvidos nas discussões de temas contemporâneos e relevantes, seguindo todos os protocolos e regras do órgão simulado.
 
Antes de participarem de tais simulações, os alunos passam por uma preparação, com o auxílio de guias de estudos preparados pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Organizações Internacionais, e com a participação fundamental dos professores. História, Geografia e Português são algumas das matérias mais exploradas pelo projeto.
 
Durante a reunião o professor Poker, que esteve acompanhado do representante discente do GEO, João Victor Scomparim, destacou a ideia de fazer do projeto uma ferramenta pedagógica à disposição dos professores, para ajuda-los a trabalhar o protagonismo dos alunos no processo educativo. Além disso, os professores participantes farão jus a certificados especiais de formação emitidos pela UNESP.
 
O projeto foi muito bem recebido pelos coordenadores e pelo responsável pela Educação municipal, Adriano Nascimento. “A gestão da prefeita Tina Januário é aberta a novos projetos na área da educação, porque existe a clareza da importância de estarmos sempre avançando, nos aprimorando, explorando novas possibilidades na construção do saber, tornando a prática do ensino cada vez mais efetiva e agradável. Nosso objetivo é oferecer a melhor formação para as crianças do município, o que implica investir não só no desenvolvimento cognitivo, como também no desenvolvimento ético-moral dos nossos alunos. O projeto dos Fóruns de Discussão está de acordo com essa visão, com esse objetivo. Esta é uma parceria que renderá bons frutos já a partir do ano que vem. Agradecemos a visita do professor Poker e do João, representantes do GEO da UNESP de Marília”, comentou Adriano Nascimento.