Um incêndio de grandes proporções atingiu uma empresa de lubrificantes de Piracicaba (SP) na madrugada deste domingo (16). O fogo teria começado em um caminhão estacionado no local e carregado com óleo diesel, segundo o chamado recebido pelo Corpo de Bombeiros, e se espalhou pela empresa e por um canavial. Ninguém ficou ferido.
De acordo com a corporação, a ocorrência foi por volta das 3h na distribuidora West Brasil. Dez viaturas foram mobilizadas para o combate às chamas, incluindo apoio de cidades vizinhas, como Limeira (SP) e Santa Bárbara (SP).
"[Fogo se espalhou] bem rápido, até por se tratar de uma empresa com bastante óleo lubrificante, combustíveis. Já pegou alguns reservatórios de óleo e se propagou rapidamente. Bastante óleo, acabou escorrendo para propriedades vizinhas", disse o capitão dos Bombeiros de Piracicaba, Fábio Henrique Giovani.
A plantação de cana-de-açúcar afetada fica na Rodovia Margarida da Graça Martins (SP-135), na altura do bairro Conceição, que precisou ser interditada para o trânsito. De acordo com a Polícia Rodoviária, a pista foi interditada às 5h40, mas foram feitos desvios para os motoristas antes no local e não foi registrado trânsito.
Contenção para óleo derramado
Defesa Civil, CPFL e representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) deram apoio na ocorrência. Uma contenção precisou ser feita para evitar que o óleo derramado da distribuidora afetasse mais áreas do entorno, segundo o capitão dos Bombeiros.
"O óleo, como ele atingiu a parte do solo dos terrenos vizinhos, está sendo feita a contenção desse óleo junto com a terra e devolvendo aqui para a empresa depois dar destino nesses resíduos do incêndio", completou o capitão.
Diretor da Defesa Civil de Piracicaba, Odair Melo disse que cinco máquinas da prefeitura e também da empresa e de fazendeiros no entorno auxiliaram no trabalho de contenção, diante da contaminação do solo.
O barracão da empresa foi totalmente destruído, e uma análise mais detalhada será feita quando terminar o trabalho do rescaldo, segundo Melo.
Distribuidora tem 18 anos no mercado
A estrutura da West Brasil foi totalmente afetada. A distribuidora mantinha uma unidade neste local do incêndio há dez anos. São cerca de 200 funcionários; somente o vigia estava no local quando o fogo começou. Ele não se feriu.
Em nota, a empresa informou que o local abriga produtos como lubrificantes, aditivos, pneus, equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outros materiais de reparação automotiva, comercializados pela companhia e que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documentação e licença de funcionamento estão regulares.
"As causas do incêndio ainda não foram identificadas e já se sabe que não houve vítimas", acrescentou.
A West Brasil ainda comunicou que mobilizou equipes adicionais para contenção e limpeza adequada do lubrificante que escoou durante a contenção do fogo. "No momento, a situação está sob controle com a mobilização necessária com o objetivo de preservar o meio ambiente", finalizou.