Entre as novidades, estão o primeiro podcast ficcional da empresa e a expansão para novos segmentos, como gastronomia e espiritualidade. O grupo Globo anunciou nesta segunda-feira (12) a ampliação dos investimentos em podcasts. Durante o evento podday, realizado em São Paulo e dedicado a debater o formato e anunciar os novos títulos, diretores do grupo falaram sobre as estratégias adotadas para 2023.
Entre as ações, está a entrada em plataformas de vídeo, como YouTube e TikTok, a partir desta segunda. “O Assunto”, maior podcast de notícias do Brasil em audiência, é o título que começa essa jornada, com a publicação no YouTube do g1.
Ainda este mês, o esportivo “Rivaldo Confidencial” também será disponibilizado na plataforma pelo canal do ge. A empresa planeja, ainda, o lançamento de videocasts inéditos em 2023 e a publicação de cortes no TikTok.
"Essa novidade aproxima o universo do áudio com o mundo das redes sociais e plataformas de vídeo. Cada vez mais, vemos podcasts se tornando plataforma de influência digital e dominando conversas nesses ambientes. Hoje, podcast é áudio, é social, é vídeo. Não existem mais fronteiras entre esses mundos. Isso é bom para os consumidores e para marcas que querem fazer parte dessa rotina de consumo”, diz Eliseu Barreira, Head de Gestão de Portfólio de Produtos Digitais e Canais Pagos na Globo.
Eliseu Barreira, Head de Gestão de Portfólio de Produtos Digitais e Canais Pagos na Globo.
João Cotta/Globo
Lançamentos de 2023
Além dos títulos de notícias, entretenimento, casos reais e variedades, uma novidade do catálogo para o ano que vem é a entrada do primeiro podcast ficcional, “O Último Recurso”, com Débora Falabella, Juan Paiva, Junior Melo, Abrãao de Santana e Matheus Silva. Também vão entrar títulos dos segmentos gastronomia e espiritualidade e o audiocurso “Como fazer um podcast”, com 20 audioaulas.
“Todas essas novidades endossam a relevância do mercado de podcasts para a Globo. Vemos um enorme potencial na expansão de nossa audiência, acompanhando os hábitos de consumo, pautando tendências e nos transformando com elas. Essas novidades oferecem inúmeras possibilidades para consumidores e marcas”, conclui Eliseu Barreira.
Veja, abaixo, os 14 títulos de destaque na temporada 2023:
O Último Recurso, criado por Bernardo Barcellos, estrelando Débora Falabella, Juan Paiva, Junior Melo, Abrãao de Santana e Matheus Silva, com participação especial de Leandro Firmino, Alex Nader e Eduardo Moscovis;
Como Fazer Um Podcast, liderado por Sarah Azoubel e Bia Guimarães;
Projeto Humanos: O Caso Leandro Bossi, de Ivan Mizanzuk;
Eles Estão Aqui, com Ícaro Silva, Paulo Vieira e Jackson Antunes;
Depois Que Tudo Mudou;
Crônicas de um Cuidado (Temporada 2), um spin-off do Mamilos, comandado por Cris Bartis e produzido por Ju Wallauer;
De Raspar o Tacho, de Pedro Duarte
Todos os Caminhos, apresentado por Flavia Virginia, Padre Julio Lancellotti e Lama Padma Samten, com convidados semanais;
Campo dos Sonhos;
Como Nascem os Grandes;
Sereno, com grandes vozes do casting Globo, como Mateus Solano, Ana Hikari, Juan Paiva e Nicolas Prattes;
Posso Mandar Áudio? (Temporada 2), com Dani Calabresa;
Choque de Cultura (Temporada 3);
Nós;
D.P.A.