O governo eleito voltou a sondar o empresário Pedro Wongtschowski, que está de saída do Conselho de Administração do Grupo Ultra, para ocupar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), que será recriado a partir do fatiamento da atual pasta da Economia.
Há a possibilidade de o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, se reunir com Wongtschowski em Brasília nesta segunda-feira (19).
Lula gostaria de anunciar o nome para o MDIC no início desta semana.
No final de novembro, o nome do empresário estava entre os cotados, mas Lula acabou escolhendo Josué Gomes da Silva, presidente da Fiesp, com quem se encontrou em Brasília na semana passada. Josué recusou o convite, alegando a necessidade de permanecer nas suas empresas.
Integrantes da transição e interlocutores do presidente afirmaram ao blog neste domingo que Lula busca um empresário do setor industrial e que seu objetivo é um processo de reindustrialização que amplie empregos no setor, que tem sofrido nas últimas décadas.
De perfil reservado, Wongtschowski é considerado um empresário de tendência liberal. Ele chegou a participar de pelo menos um encontro com Fernando Haddad, que irá ocupar o ministério da Fazenda, mas durante as eleições, apoiou a candidatura de Simone Tebet à Presidência.