Na quarta-feira, índice fechou em alta de 0,53%, aos 107.433 pontos. Ibovespa
Freepik
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em alta nesta quinta-feira (22), após o Congresso aprovar a PEC que aumenta o teto dos gastos por um prazo de validade menor e com foco ainda nos dados do PIB e do mercado de trabalho dos EUA.
Às 10h04, o Ibovespa subia 0,25%, a 107.703 pontos. Veja mais cotações.
No dia anterior, o Ibovespa avançou 0,53% nesta quarta-feira, a 107.433 pontos. Com o resultado, o índice acumula queda de 4,49% no mês. No ano, no entanto, sobe 2,50%.
LEIA TAMBÉM:
ENTENDA: Por que a PEC da Transição deixou o mercado 'nervoso'?
PEC: Veja quais são os próximos passos da proposta no Congresso
EM ALTA: Como o dólar valorizado afeta a todos
O que está mexendo com os mercados?
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta o teto de gastos foi promulgada pelo Congresso - ela permite manter o valor do Auxílio Brasil (que voltará a se chamar Bolsa Família) em R$ 600 e reajustar o salário-mínimo acima da inflação.
A principal mudança foi no prazo de vigência da PEC, que passará a ser de apenas um ano, em vez de dois anos. A alteração foi bem recebida pelos investidores, que seguem atentos a eventuais sinais sobre o quadro fiscal brasileiro.
Nesta quinta, o presidente eleito Lula anuncia os nomes de ministros do futuro governo.
O Departamento do Trabalho dos EUA divulga o número de norte-americanos que solicitaram auxílio-desemprego - a Reuters estima que aumentou na semana passada para 222.000, de 211.000 na semana anterior, indicando desaceleração do mercado de trabalho.
Também está prevista a divulgação da estimativa final do PIB do terceiro trimestre dos EUA, com expectativa de crescimento a uma taxa anualizada de 2,9%.