O Partido Verde, que fez parte da aliança que elegeu Lula presidente e está na federação com PT e PCdoB, enviou uma carta à presidente do PT, Gleisi Hoffmann, cobrando isonomia – o que, na prática, foi um pedido de ministério no governo eleito.
Na carta, o líder da bancada do PV na Câmara, Júlio Delgado, cobra isonomia e cita especificamente o PCdoB, que terá o Ministério da Ciência e Tecnologia, para o qual foi nomeada a presidente do partido, Luciana Santos.
Nesta quinta-feira, ao anunciar 16 ministros, Lula chegou a dizer que é mais difícil formar o ministério do que vencer a eleição – tamanha a voracidade de aliados tradicionais e recém-chegados. O presidente eleito disse ainda que outras pastas serão anunciadas na semana que vem.
Leia a carta do PV à presidente do PT:
"Excelentíssima Sra. Gleisi,
Cumprimentando-a cordialmente, gostaríamos primeiramente de parabenizar o presidente Lula e também V. Excelência pela escolha dos nomes que irão compor os Ministérios do novo Governo. Todos eles possuem notória capacidade de desempenhar um papel fundamental para o desenvolvimento do nosso país.
Parabenizamos também o PCdoB, que integra conosco a Federação da Esperança, pela indicação da vice- governadora Luciana Santos, referendada pela bancada, para o Ministério da Ciência e Tecnologia.
Nós, da Bancada do Partido Verde (PV), por questão de isonomia, reforçamos o pedido para a inclusão de um nome da bancada para ocupar o primeiro escalão do novo Governo.
Aproveitamos a oportunidade para renovar à Vossa Excelência os nossos protestos de estima e consideração.
Att,
JÚLIO DELGADO
Líder da Bancada do PV"