Em setembro do ano passado, o desemprego atingia 6,6% da população da região. Em outubro de 2021, essa taxa era de 7,3%. Desemprego na zona do euro foi de 6,5% em outubro de 2022.
Karolina Grabowska/Pexels
A taxa de desemprego na zona do euro caiu de 6,6% em setembro para 6,5% em outubro de 2022, segundo informações da Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia (UE), divulgadas nesta segunda-feira (09). Em outubro de 2021, essa taxa era de 7,3%.
As estimativas da agência indicam que o desemprego atingia 10,87 milhões de pessoas na zona do euro em outubro, uma queda de pouco mais de um milhão no número de desempregados em relação ao mês imediatamente anterior.
Já em toda a UE (englobando, também, os países que não usam o euro), o desemprego atingia mais de 12,95 milhões de pessoas naquele mês, baixa de cerca de 1,16 milhão ante setembro.
Perfil do desemprego na zona do euro
Quem mais sofre com o desemprego na zona do euro são as mulheres e as pessoas com menos de 25 anos.
Em outubro, a taxa de mulheres desempregadas na região era de 6,4% de toda essa população, apresentando estabilidade em relação ao mês anterior. Já entre os homens, a taxa caiu de 5,8% em setembro para 5,7% em setembro.
O desemprego também atinge com mais força os jovens dentro da zona do euro. Neste grupo, o número de desempregados era de pouco mais de 2,32 milhões em outubro, atingindo cerca de 15% desta população. Em setembro, a taxa era de 15,2%.