Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Economia

Bomba mata dezenas de pessoas que pastoreavam gado em região tensa da Nigéria


Autoridades confirmaram 27 mortos. Explosão ocorreu no centro-norte do país, que é conhecido por ter conflitos étnicos e religiosos. Dezenas de criadores de gado e transeuntes foram mortos e vários feridos após a explosão de uma bomba na aldeia de Rukub, centro-norte da Nigéria, na noite de terça-feira (24). A região é conhecida por ter tensões étnicas e religiosas.

Os pastores estavam com o gado quando uma bomba explodiu. A cidade fica no limite dos estados de Nasarawa e Benue.

"Estimamos que 27 pessoas tenham morrido na explosão, assim como muitas cabeças de gado. Várias outras pessoas ficaram feridas, e o número de mortos pode aumentar", disse Maiyaki Muhammed Baba, comissário da polícia do estado de Nasarawa.

Tasi'u Suleman, porta-voz da Associação de Criadores de Gado Miyetti Allah da Nigéria, acredita que o número de mortos seja maior. "Pelo menos cerca de 54 pessoas morreram instantaneamente. Os feridos foram incontáveis", disse à Reuters.

A Associação acusou o Exército de envolvimento no incidente. Contatados pela AFP, os militares não responderam.

O Exército já bombardeou acidentalmente civis no nordeste e noroeste do país, onde tropas lutam contra grupos jihadistas e criminosos.

A polícia investiga a origem da explosão.

O acesso à água e às pastagens está na origem de um conflito que já dura décadas entre pastores e agricultores na Nigéria central. A disputa ganhou um contorno étnico e religioso nos últimos anos, uma vez que a maioria dos pastores são muçulmanos, e os agricultores, cristãos.

O porta-voz do governador, Abubakar Ladan, disse à Reuters que o enterro em massa dos mortos foi realizado nesta quarta-feira (25).

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!