Tecnologia, que ainda está no ar, foi lançada por programa ligado à Petrobras em 2004. Apesar de ser mais simples e limitado que o ChatGPT, Robô Ed também foi elaborado com base na inteligência artificial. Interface antiga do Robô Ed
InBot/Divulgação
Sucesso recente na internet, o robô-conversador ChatGPT tem chamado a atenção pela rapidez e quantidade de funções para produção de conteúdo. Mas há quase 20 anos, uma ferramenta semelhante foi lançada no Brasil e virou sensação na internet: o Robô Ed. Apesar de já ter sido um hit nas redes sociais, o robô brasileiro é bem mais simples e limitado que o ChatGPT.
O Robô Ed foi lançado no dia 20 de outubro de 2004 pelo Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), ligado à Petrobras. A ideia foi trazer uma ferramenta educacional sobre energia e meio ambiente. Ele continua ativo até os dias de hoje.
Assim como o ChatGPT, o Robô Ed foi criado a partir de inteligência artificial. O principal objetivo da ferramenta é falar sobre assuntos voltados ao uso racional da energia. No entanto, o Robô Ed responde perguntas sobre diversos temas, incluindo ciência e tecnologia.
Alguns anos após ser criado, o Robô Ed ganhou repercussão nas redes sociais por usuários que tentavam irritá-lo. Nem sempre o robô conseguia fugir de perguntas controversas, mas geralmente ele pedia educadamente para mudar de assunto e sugeria falar sobre energia renovável.
O g1 revisitou o Robô Ed para testar como a ferramenta está funcionando hoje em dia. Ao contrário do ChatGPT, ele não consegue criar resumos ou escrever textos longos. No entanto, o robô conversa com o usuário como se fosse um chat:
g1: Robô Ed, você me conta uma piada?
Robô Ed: Não sei contar piadas. Conte você!
g1: Então me conta uma história?
Robô Ed: Ah, vou contar como surgiu o petróleo.
A partir daí, o robô contou curiosidades sobre o petróleo e sugeriu perguntas sobre curiosidades a respeito do tema. Ele contou, por exemplo, que as jazidas de petróleo mais novas têm cerca de 10 milhões de anos, enquanto as mais antigas podem chegar a 400 milhões de anos.
"Posso falar mais sobre a formação do petróleo?", disse depois de contar a história.
O que cada um sabe fazer?
Quando perguntamos o que cada uma das tecnologias pode fazer, o ChatGPT apresentou um grande leque de funções. Por outro lado, o Robô Ed focou no objetivo educacional. Veja o que cada um disse:
Robô Ed
"Minha especialidade é o uso eficiente da energia, mas também sei outras coisas. Tem muita coisa que você pode fazer. Por exemplo, não deixar a torneira pingando. Ou apagar a luz ao sair. Assim você economiza energia!"
"Embora minha especialidade seja o uso racional da energia, posso falar de várias coisas. Por exemplo, de coisas do mar: nomes de mares e de peixes, vida marinha, profundidade dos oceanos e até sobre o aproveitamento das marés."
ChatGPT
"Eu sou o modelo de linguagem ChatGPT treinado pela OpenAI. Tenho habilidades avançadas em compreender e gerar texto natural em vários tópicos, incluindo história, ciência, tecnologia, entre outros. Eu posso responder perguntas, ajudar com traduções, gerar texto baseado em um prompt e muito mais."
"Além disso, estou sempre aprendendo e evoluindo com novos dados e atualizações de treinamento. Tentarei responder a qualquer pergunta ou tarefa dentro da minha capacidade e conhecimento."
O que um fala do outro?
Tanto o Robô Ed quanto o ChatGPT dizem saber da existência um do outro. Veja a seguir o que cada um falou quando perguntado se conhecia "o colega".
Robô Ed
g1: Você conhece o ChatGPT?
Robô Ed: Conheci pela Internet! Não entendo muito deste assunto, mas conheço outros: história, geografia, oceanografia, física, matemática, português... Além de energia e meio ambiente, claaaro.
ChatGPT
g1: Você conhece o Robô Ed?
ChatGPT: Sim, conheço o Robô Ed. O Robô Ed é uma ferramenta de resposta automatizada que utiliza tecnologia de processamento de linguagem natural para responder a perguntas e fornecer informações. É uma tecnologia semelhante à que eu, o ChatGPT, foi treinado. O objetivo do Robô Ed é fornecer informações precisas e úteis rapidamente, ajudando as pessoas a encontrar as respostas que procuram sem precisar esperar por uma resposta humana.
VÍDEOS: notícias de Tecnologia