Em alguns casos, as raízes das plantas podem ter mais de um metro de comprimento, dificultando bastante a navegação. Aguapés transformam imagem do Rio Tietê no interior de SP
TV TEM/Reprodução
Os aguapés estão tomando conta do leito do Rio Tietê na região de Araçatuba (SP). Eles prestam um importante serviço ambiental de filtragem da água, mas, quando em excesso, podem causar problemas.
Um aguapé sozinho não representa muito perigo, mas, como a planta flutua, é levada pela correnteza e, quando vários aguapés se encontram, formam ilhas, como no meio do rio entre Araçatuba e Santo Antônio do Aracanguá (SP).
Veja a reportagem exibida no programa em 19/02/2023:
Aguapés transformam imagem do Rio Tietê no interior de SP
Em alguns casos, as raízes das plantas podem ter mais de um metro de comprimento. Então, embaixo da água, elas se entrelaçam, formando uma espécie de parede, que dificulta bastante a navegação.
São vários os motivos que explicam a quantidade anormal de aguapés: um deles é que, no período de chuvas, a enxurrada arrasta para dentro da água parte dos fertilizantes jogados no solo. Isso deixa o Tietê com excesso de nutrientes. E, como o aguapé é uma planta e gosta de adubo, a espécie cresce de maneira desenfreada.
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais