Ministro da Fazenda estima que devem ser doados cerca de R$ 11 milhões em roupas, itens de cama, mesa e banho e de higiene pessoal. Região foi afetada com fortes chuvas que causaram deslizamentos e deixaram vítimas fatais. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, determinou nesta segunda-feira (20) que a Receita Federal selecione produtos apreendidos em fiscalizações que possam ser doados para a população afetada pelos temporais no litoral norte de São Paulo.
"Determinei que a Receita Federal identifique mercadorias apreendidas, que possam ser enviadas às vítimas das chuvas no litoral paulista. São mais de R$ 11 milhões em roupas, calçados, itens de cama, mesa e banho, higiene pessoal, material de limpeza e utensílios de cozinha", escreveu o ministro em uma rede social.
Pelo menos 37 pessoas morreram após as fortes chuvas na região – 36 vítimas em São Sebastião e uma em Ubatuba.
Equipes de resgate seguem as buscas por soterrados em São Sebastião. Estimativas são de que 40 pessoas estão desaparecidas.
Além disso, houve impacto nos fornecimento de luz e água, deslizamento de terra e bloqueio de estradas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na manhã desta segunda na região. Ele sobrevoou as áreas impactadas e conversou com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
O governo federal anunciou que a população da região vai ter prioridade no Minha Casa, Minha Vida e terá direito a saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).