No dia 14/03 foi encerrado o primeiro ciclo do Grupo Medida Certa, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde para o cuidado das pessoas com sobrepeso e obesidade, com ou sem indicação para cirurgia bariátrica.
A obesidade é uma condição crônica e apresenta diversas causas, sendo assim, precisa de cuidado envolvendo uma equipe interdisciplinar, com médico, enfermeira, nutricionista e psicóloga. Desta forma é uma condição de saúde e assim como as demais condições (hipertensão, diabetes, DPOC) não é uma escolha individual e exige acolhimento, cuidado em saúde e respeito.
A proposta do grupo vai além do emagrecimento e encaminhamento para cirurgia bariátrica, propõe mudanças de estilo de vida, informações sobre alimentação, atividade física, tipos de cirurgia, autoconhecimento, reconhecimento e gerenciamento das emoções. Os temas são trabalhados ao longo de quinze encontros e também é incentivada a participação de todos.
Vale destacar que o olhar sobre a obesidade como uma responsabilidade individual reforça o estigma e faz com que muitas pessoas tenham dificuldade em procurar por atendimento em saúde. Promover o grupo é uma ação de extrema importância considerando que no Brasil uma em cada duas pessoas apresenta sobrepeso e obesidade e que esta condição está relacionada ao risco de outras condições de saúde e afeta diretamente a qualidade de vida e relações sociais das pessoas.
O Grupo Medida Certa será desenvolvido de forma aberta e permanente às terças-feiras, às 16h30, no centro comunitário, o início do próximo ciclo de encontros está previsto para o dia 4 de Abril.
Para mais informações procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.