Para 27% dos brasileiros, quantidade de comida em casa é considerada insuficiente. A pesquisa ouviu 6.754 pessoas, entre 20 e 22 de setembro, em 343 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foto ilustrativa de frutas em feira livre
Marcelo Brandt/G1
Dados da mais recente pesquisa Datafolha, divulgados neste sábado (24), apontam que três em cada quatro beneficiários do programa Auxílio Brasil do governo federal utilizam o dinheiro principalmente para comprar comida (76%).
Outros 11% responderam que o principal uso do benefício é para pagar dívidas; 6% para comprar remédios; 2% para comprar gás; e 5% deram outras respostas.
Dos entrevistados, 24% declararam receber diretamente ou morar com alguém que recebe o Auxílio Brasil (eram 23% na pesquisa anterior de 15 de setembro); já 7% disseram receber ou morar com alguém que recebe o Vale Gás do governo federal (eram 8%).
Quantidade de comida em casa
O Datafolha também perguntou aos entrevistados se eles consideram que a quantidade de comida em casa nos últimos meses foi suficiente para sua família. Um em cada quatro entrevistados responderam que a quantidade de alimentos é insuficiente (27%).
Os que afirmam que consideram suficiente foram 57%; e os que disseram que a comida é mais que que suficiente, 16%.
A parcela de eleitores que avaliam que a comida é insuficiente recuou em relação a julho, quando atingiu 33%.
A pesquisa ouviu 6.754 pessoas, entre 20 e 22 de setembro, em 343 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O código da pesquisa na Justiça Eleitoral é: BR-04180/2022.