Qualidade, bem-estar do rebanho e outras dicas que podem apoiar você, produtor rural, no seu dia a dia.
A produção brasileira de leite sofre com as curvas de oferta e demanda de várias commodities. Conforme o Anuário Leite 2022 , promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a pandemia e o aumento do dólar elevaram o preço de insumos, como grãos, misturas concentradas e fertilizantes, afetando consequentemente o custo do produto final. O que acaba por comprometer as margens de rentabilidade do agronegócio.
Nesse sentido, a Pesquisa Trimestral do Leite – 3º trimestre de 2022 – do IBGE, demonstra, em relação ao mesmo período de 2021, uma diminuição de 1,7% no volume de leite adquirido. Esse valor equivale aproximadamente a 105 milhões de litros de leite a menos. Reforçando esses dados, informações da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) apontam que até novembro 2022, a produção foi 6,6% menor que a do mesmo período de 2021.
Dentro deste cenário não tão favorável, vale destacar algumas dicas para otimizar a produção leiteira, sem deixar de lado a qualidade. Afinal, melhorar as práticas é melhorar o campo e a profissionalização. Confira.
Higiene e saúde animal
A saúde do gado e a qualidade do produto começam pela limpeza. Por isso, controlar a higiene de todos os utensílios e galpões é imprescindível. Seja nas salas de alimentação, ordenha ou bebedouros. Indo do local para o animal, uma dica é começar realizando o pré e pós-dipping – que consiste na desinfecção das tetas antes e depois da ordenha.
Procure manter iluminação e ventilação adequadas nas instalações e água potável suficiente tanto para o asseio quanto para a hidratação.
Verifique também se as práticas no dia a dia da fazenda estão de acordo com as normas reguladoras e acompanhe programas como o Boas Práticas Agropecuárias (BPA). Dessa forma, contaminações no leite e doenças no gado são prevenidas. Isso resguarda o investimento feito, resultando em menos perdas na produção, redução de custos com medicamentos e aumento na longevidade.
Alimentação e nutrição
Outro cuidado que eleva os índices de produção leiteira é a boa alimentação do animal. Segundo a Embrapa, uma dieta completa para vacas em lactação é a mistura de volumosos, como silagem, feno e capim verde picado, além de vitaminas, minerais e concentrados energéticos e proteicos.
Também é possível rentabilizar ao priorizar uma alimentação à base de pasto. Para isso, é importante se certificar de que a pastagem seja de qualidade selecionando, de acordo com o relevo disponível na propriedade, qual gramínea possui a maior chance de prosperar. Essa atividade facilita a viabilidade do negócio em pequenas propriedades, pois otimiza o espaço de armazenamento. Além disso, estude como manter a preservação e a fertilidade do solo para que as vacas tenham alimento sempre fresco.
Organização e compra dos insumos
No geral, os custos com a produção englobam mais áreas, como energia, manutenção e reparos, despesas administrativas, entre outros. Mas a eficiência produtiva pode ser alcançada a partir do controle dos insumos. Uma forma de manter essa atividade em curso é por meio do registro e da análise estratégica. São alguns exemplos: a produção diária de leite, o estoque de produtos, os lotes e demais atividades.
Essa prática traz clareza ao produtor para implementar a economia nas áreas com maior necessidade e planejar as compras. Além disso, é possível financiar os custos da produção leiteira por meio do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar*. Veja como a seguir.
Como o Pronaf pode te ajudar
O Bradesco tem um amplo portfólio de produtos e serviços apoiando o pequeno, o médio e o grande produtor rural. Contemplamos linhas de crédito rural direcionadas ao financiamento do custeio, investimento, comercialização e industrialização.
Somos uma das principais instituições entre os bancos privados na concessão de crédito rural, com profissionais especializados no setor. Por isso, seja qual for a sua necessidade para crescer no agronegócio, nosso objetivo é ser a ponte que você precisa.
Com o Pronaf é possível financiar até 100% do crédito, com até 1 ano para pagar. Além disso, a taxa é prefixada de até 5% a.a.
A partir do financiamento, nosso time de especializado de consultores está à disposição para tirar dúvidas. Conte também com mais de 800 pontos de atendimento nas principais praças para te atender.
Para contratar, fale com um de nossos gerentes.
Clique aqui para saber mais.
*Sujeito à análise de crédito e demais condições do produto.