O 'BuzzFeed News' era dedicado à produção jornalística e unidade brasileira já havia sido extinta em 2020. Logo do BuzzFeedNews
Reprodução
O BuzzFeed anunciou o fechamento de sua divisão de notícias, o "BuzzFeed News", junto com um corte de 15% de sua força de trabalho. O presidente-executivo da empresa, Jonah Peretti, enviou um memorando à equipe nesta quinta-feira (20), segundo a imprensa americana.
Segundo o jornal "The New York Times", cerca de 60 empregos serão afetados pelo fechamento do BuzzFeed News.
Parte dos jornalistas serão realocados para vagas no HuffPost e no BuzzFeed.com, em uma tentativa de salvar algumas posições. O BuzzFeed é dono do HuffPost desde novembro de 2020, com as duas empresas colaborando em uma parceria para conteúdo e publicidade.
O memorando de Peretti diz que a empresa "investiu demais" na divisão de notícias do BuzzFeed porque "adorava o trabalho produzido", mas que não houve suporte financeiro necessário para tornar a operação lucrativa.
“Aprendi com esses erros, e a equipe que está avançando também aprendeu com eles (...) Sabemos que as mudanças e melhorias que estamos fazendo hoje são passos necessários para construir um futuro melhor”, diz o texto.
BuzzFeed News Brasil
Em janeiro de 2020, a operação brasileira do BuzzFeed News também foi encerrada. O comunicado da época informava que a decisão havia sido tomada em virtude da crise financeira causada pela pandemia de Covid-19.
"Neste dia 31 de agosto de 2020, o BuzzFeed News deixa de operar com conteúdo noticioso produzido no Brasil, em português. Foi o final de uma jornada profícua que teve início em maio de 2016", dizia o comunicado.
"A decisão de descontinuidade da operação foi tomada no curso deste ano e é um efeito direto da crise econômica desencadeada pela pandemia global."