O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, por meio da Vigilância Sanitária e das Veterinárias do Centro de Controle de Zoonoses, está promovendo uma série de palestras nas escolas do Munícipio, em alusão a campanha "Abril Laranja", mês de prevenção contra a crueldade animal.
Para Adalberto Bento, superintendente do DHS, o objetivo é diminuir os casos de abandono e maus-tratos aos animais. "Nós estamos realizando este trabalho com os alunos para ensiná-los, desde cedo, a importância da adoção responsável de animais, os cuidados que devem ter e de como agir nos casos de denúncias de maus-tratos", explicou o gestor.
Os primeiros alunos que receberam os trabalhos de conscientização são os estudantes do ensino médio da Escola Estadual "17 de setembro".
Nos dias 25 e 27 de abril será a vez dos alunos da E.E. "Cultura & Liberdade" terem a palestra da campanha. As EMEFs também contarão com as atividades do "Abril Laranja", com datas a definir. "Nosso intuito é fazer desta campanha uma ação permanente, atendendo todas as escolas e públicos do município", completou a veterinária responsável pelas dinâmicas, Tatiane Vilera.
Maus-tratos é crime
A prefeitura aponta que, de acordo com a lei de Nº 3.074/2022, de autoria do vereador Jorge Luís Chicarelli Martin, que hoje preside a Câmara Municipal, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, é crime.
São considerados maus-tratos aos animais, o abandono; mantê-lo em local sem condições mínimas de higiene; promover rinhas ou mutilação; utilizar métodos punitivos, baseados em dor ou sofrimento, com a finalidade de treinamento, exibição ou entretenimento; e outros.
Portanto, caso o munícipe presencie alguns destes atos, pode fazer a denúncia acessando o site: ssp.sp.gov.br/depa e denuncie.