Entenda o que são e como funcionam as pegadas ambientais e saiba como elas ajudam a medir e a reduzir resíduos e desperdícios de recursos. Você sabia que existem diversas pegadas ligadas ao uso de recursos, sejam eles naturais ou manufaturados? Elas têm o objetivo de medir os rastros de degradação do ambiente que pessoas, empresas e países deixam ao longo de todo o ciclo de vida de um produto. Uma das mais famosas é a pegada de carbono, que calcula o volume de CO2 – um dos poluentes que causam o aquecimento global – emitido na atmosfera ao longo de processos produtivos. Mas existem outras, como pegada de plástico, pegada hídrica, pegada de terra, pegada de alimentos etc. Preparamos uma lista com as principais e que métricas elas representam.
Fontes: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/o_que_e_pegada_ecologica/ e https://www.aguasustentavel.org.br/conteudo/blog/64-pegada-hidrica.
Quer entender como indicadores ambientais afetam a economia e seus investimentos? Na inteligenciafinanceira.com.br você descobre.