Apesar de não ser tão conhecido, o caqui fuyu tem muitos apreciadores. Um grande diferencial dele é a consistência da polpa, que é mais crocante. Está na época de colher caqui fuyu no interior de SP
TV TEM/Reprodução
Nesta época do ano tem muito caqui para ser colhido em Piedade (SP), município que tem tradição no cultivo da variedade fuyu. É uma fruta com polpa mais firme, crocante. São mais de 30 produtores em uma área plantada de 100 hectares ao todo.
Em uma das propriedades, são 1,2 mil pés da fruta. Cada um deve produzir cerca de 200 quilos de caqui e a colheita é feita três vezes na semana. O trabalho é manual e requer cuidado pra garantir a qualidade.
Este ano a meta é chegar a 40 toneladas, quase 50% a menos que no ano passado, quando a propriedade atingiu 70 toneladas. A queda na produção é um reflexo da interferência do clima.
Veja a reportagem exibida no programa em 30/04/2023:
Está na época de colher caqui fuyu no interior de SP
Depois de colhidos, os frutos vão para as caixas no trator e é no barracão que elas são selecionadas: as maiores e mais vistosas vão para a máquina que dá brilho aos frutos.
A produção segue para mercados de Sorocaba, Campinas e Piracicaba (SP), além de atender o litoral e a capital do estado.
A beleza do fruto agrega valor ao produto. Esse ano a caixa com 24 caquis está sendo comercializada a R$40, R$5 a mais que no mesmo período do ano passado, uma maneira de tentar compensar as perdas causadas pela interferência do clima.
VÍDEOS: reveja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais