Empresas podem solicitar a ativação do sinal nesses locais a partir do dia 26. Segundo a agência, 141 milhões de brasileiros passarão a ter acesso à tecnologia. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai liberar a faixa do 5G a mais 187 municípios a partir de 26 de junho. As empresas podem solicitar a ativação do sinal nesses locais.
Com a decisão desta quarta-feira (21), todos os 1.610 municípios previstos para receber o 5G até o final de junho já estão com a faixa liberada.
Veja aqui a lista completa
Segundo a Anatel, com a medida, 141 milhões de pessoas passam a ter acesso à tecnologia, o que corresponde a 66,4% da população brasileira.
A partir de julho, outros municípios poderão ter a faixa liberada antes do previsto. A Siga Antenado é a entidade formada pelas principais vencedoras do leilão do 5G para fazer a "limpeza da faixa" que será usada pela nova tecnologia.
Antes do leilão, a faixa do espectro de 3,5 giga-hertz –que funciona como uma avenida por onde trafegam os dados—era usada por antenas parabólicas para recepção do sinal de TV aberta e por serviços de satélites.
A Siga Antenado tem um cronograma para fazer a instalação de novas antenas, em outra faixa do espectro, e filtros. O objetivo é impedir a interferência no sinal do 5G.
As pessoas que têm antenas parabólicas precisam adaptar o equipamento. Aqueles que estão inscritos no CadÚnico podem solicitar o kit gratuito à Siga Antenado.
Saiba mais no guia do g1:
Vou precisar trocar de antena?
Qual a diferença entre a parabólica antiga e a nova parabólica?
Posso pedir a nova parabólica de graça?
Entenda a relação entre 5G, o sinal de TV e antenas parabólicas em 5 pontos