Sistema desenvolvido pela Globo exibiu, de maneira automática, os dados do Censo do IBGE em forma de textos, revisados pelos jornalistas do portal. Conta inclui o Distrito Federal e Fernando de Noronha (PE). O g1 publicou reportagens —criadas de forma automática— com os primeiros resultados do Censo 2022 do IBGE para cada um dos 5.570 municípios brasileiros. As reportagens foram publicadas a partir das 10h desta quarta-feira (28).
Assim, os leitores podem saber, entre outras informações:
A população de cada município brasileiro;
O quanto cada cidade tem de população em relação ao estado, à região e ao país;
O número médio de moradores por residência em cada município;
A densidade demográfica de cada município
Como exemplo, veja aqui reportagem com os dados do Censo do IBGE sobre Petrópolis, no Rio de Janeiro.
A divulgação se dá graças a um sistema desenvolvido pela Globo que transformará em reportagens, de maneira automática, os dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O conteúdo será revisado pelos jornalistas do g1.
Vídeos —com informação de cada estado— também entrarão nas reportagens de forma automática.
É a primeira vez que o g1 adota a tecnologia para os dados do Censo. O serviço já foi usado em outras duas ocasiões: em 2020, de forma inédita nas eleições municipais, e em 2022, nas eleições presidenciais. Os textos mostravam o resultado da eleição em cada cidade no primeiro turno e, onde houve votação, no segundo turno.
Tanto no caso do Censo como no das eleições, os projetos contam com a colaboração de profissionais de diversas áreas da Globo. O trabalho assegura que os textos sejam gerados com as informações corretas extraídas das bases de dados do IBGE e do TSE.
Primeiro, o g1 cria a base de um texto com as informações mais relevantes a serem levantadas após a apuração. Uma equipe ficou responsável por captar os dados do IBGE e outra, formada por engenheiros e cientistas de dados, com o apoio da área de Tecnologia, desenvolveu um sistema para permitir a publicação em formato de reportagem.
Houve ainda uma integração com uma outra área, responsável pelo sistema de publicação do g1, para que os textos sejam inseridos e fiquem à disposição dos jornalistas.
Textos serão revisados —e complementados com mais informações, se necessário— antes de publicados.