Economia

Apagão impacta 22 estados e DF; veja relatos de pessoas afetadas

Um apagão causou falta de energia na manhã desta terça-feira (15) no Distrito Federal e em pelo menos 19 estados, segundo um levantamento do g1.

Por Portal NC

15/08/2023 às 10:36:28 - Atualizado há
Um apagão causou falta de energia na manhã desta terça-feira (15) no Distrito Federal e em pelo menos 19 estados, segundo um levantamento do g1. Diversos brasileiros usaram as redes sociais para relatar como foram afetadas ao longo desta manhã.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME), a interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A equipe da pasta informou que está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

Veja alguns relatos abaixo:

Acre

No acre, a falta de energia começou por volta das 6h20. A região do Juruá não foi afetada. No Acre, a distribuidora de energia, Energisa, informou que está apurando a causa.

Alagoas

Em Alagoas, também há relatos de falta de energia. Moradores de vários bairros de Maceió registraram a suspensão no fornecimento assim que houve a falha. Em alguns pontos, os semáforos ficaram apagados. Em algumas localidades, as operadoras de internet também foram afetadas e os usuários ficaram sem acesso à rede.

Em nota, a Equatorial informou que a interrupção geral foi registrada às 8h30, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional. A nota diz ainda que o motivo foi o acionamento de um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema. Em Alagoas e nos estados em que há concessão do Grupo a normalização já foi iniciada

Amapá

Na capital do Amapá, Macapá, as escolas foram evacuadas e os semáforos estão desligados causando confusão no trânsito. O Grupo Equatorial Energia informou que o motivo ainda está sendo apurado, mas que há registro de suspensão do fornecimento em todo o país.

Amazonas

O apagão ocorreu após blecaute no sistema da capital, segundo a Amazonas Energia. O desligamento ocorreu às 7h32 e já afeta o comércio em Manaus. Na Rua Gabriel Gonçalves, no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul da capital, o proprietário de uma panificadora precisou improvisar com velas para conseguir atender os clientes.

João Carneiro, de 43 anos, disse que já contabiliza prejuízo, por causa do pão que não conseguiu assar no forno elétrico, na manhã desta terça-feira. "O fermento que usamos não pode ficar muito tempo, que o produto estraga. Então , tudo isso gera prejuízo", disse o comerciante.

O apagão ocorreu após blecaute no sistema da capital, segundo a Amazonas Energia.

Bahia

A falta de energia elétrica foi constatada por volta das 8h20. Há relatos de falta de energia elétrica em Salvador e cidades como Vitória da Conquista, Lauro de Freitas e Camaçari. A CCR Metrô Bahia, responsável pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, informou que o metrô foi evacuado e as operações estão temporariamente suspensas.

Ceará

Por volta das 8h30, moradores do Ceará relataram queda de energia em Fortaleza, cidades da região metropolitana (Eusébio, Itaitinga, Aquiraz), além de apagão no interior (Sobral, Juazeiro do Norte, Crato).

O Operador Nacional de Sistema (ONS), informou que houve uma ocorrência que interrompeu 16 mil megawatts de carga em estados brasileiros. A interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte-Sudeste. As causas da ocorrência estão sendo apuradas.

Dos 16 mil megawatts, a ONS afirma que 6 mil megawatts já foram restabelecidos, e a previsão é que a energia volte aos poucos em todos os estados brasileiros ainda na manhã desta terça.

Goiás

Em Goiás o apagão começou por volta de 8h30. A informação foi confirmada pela Equatorial Energia, que informou que houve uma interrupção geral em vários estados do país.

"Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema", detalhou a Equatorial em nota.

Maranhão

Há registro de apagão em São Luís, Balsas e em várias regiões da ilha. A Equatorial informou que o motivo ainda está sendo apurado, no entanto, já há registro de suspensão do fornecimento em cidades de todo o país. O g1 apurou que os estados do Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas, Ceará, Santa Catarina e Paraíba foram afetados.

Minas Gerais

O apagão Belo Horizonte, região metropolitana. A Cemig confirmou, mas ainda não sabe informar a causa da instabilidade.

Ainda segundo a companhia, a prioridade agora é restabelecer a energia na região da capital mineira. Disse, também, que ainda não há balanço dos locais afetados.

Passageiros relataram que metrô de Belo Horizonte também foi impactado. O Metrô BH informou que houve interrupção de serviço por volta de 8h30, mas passou a ser normalizado com o retorno da energia, a partir das 9h. Informou, também, que às 9h30, todas estações estavam reabertas.

Pará

Centenas de pessoas relataram estar sem energia elétrica nesta terça-feira (15), além do não funcionamento de semáforos, e alguns dizem já estar acabando o abastecimento de água. Falta de energia elétrica foi registrada desde às 8h30 em diversos bairros de Belém, em outros municípios paraenses e também em outros estados.

Nesta terça é feriado no Pará em celebração à Adesão do Pará à Independência do Brasil e serviços municipais e estaduais não estão funcionando, exceto os essenciais. Até às 9h não havia confirmação do total de cidades e pessoas, mas outros estados também são afetados pela falta de energia.

A Equatorial Energia confirmou a abrangência nacional e que, segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.

Paraíba

Um apagão deixou várias cidades da Paraíba sem energia a partir das 8h20 desta terça-feira (15). A concessionária de energia elétrica Energisa Paraíba informou que o motivo ainda está sendo apurado, mas que há registro de suspensão do fornecimento em cidades de todo o país.

Em nota, a Energisa Paraíba informou às 9h40, que o fornecimento de energia já foi completamente restabelecido no estado.

Pernambuco

Um apagão nacional deixou várias cidades de Pernambuco sem energia na manhã desta terça-feira (15). De acordo com a Neoenergia, a falta de luz aconteceu devido a uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional e afetou o abastecimento de energia em diversos estados brasileiros.

Moradores de várias áreas do Grande Recife relataram a queda de energia, que aconteceu por volta das 8h30. Meia-hora depois, houve registro da volta de energia em bairros como Boa Viagem e Ibura, na Zona Sul da capital; no Bairro do Recife, no Centro da cidade; e em Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes.

Também houve falta de energia em outras cidades de Pernambuco, como Caruaru, no Agreste; e Petrolina, no Sertão. A mesma situação aconteceu em, ao menos, outros 16 estados e no Distrito Federal.

O g1 questionou a Neoenergia sobre a quantidade de pessoas em Pernambuco que foram afetadas pelo apagão nacional, mas a companhia informou que não era possível passar essa informação porque não foi um blecaute provocado por ela.

Piauí

Um apagão nacional deixou várias cidades do Piauí sem energia elétrica a partir das 8h20. O fornecimento continuava suspenso até o fechamento desta reportagem. Entre os transtornos imediatos, as pessoas ficaram sem internet nos celulares, semáforos desligados e pessoas presas em elevadores.

Devido à falta de energia, escolas e faculdades públicas e particulares liberaram os alunos por volta das 9h para irem para casa, já que não há como utilizar equipamentos, como condicionadores de ar. Muitas empresas sem geradores liberaram os funcionários e fecharam as portas, por não terem condições de atender sem eletricidade.

Quanto ao trânsito, a Superintendência Municipal informou que há agentes em campo para reduzir os transtornos causados pelo desligamento dos semáforos.

Rio Grande do Norte

Um apagão deixou várias cidades do Rio Grande do Norte. A falta de energia elétrica afetou vários semáforos de Natal, deixou o comércio às escuras e celulares sem internet. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou às 9h30 que o problema foi causado por uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), que interrompeu 16 mil MW de carga.

"A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos", disse a nota do ONS.

A CBTU informou que o sistema de trens não foi afetado e funciona normalmente nesta terça (15). A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) pediu que os motoristas redobrem a atenção no trânsito porque alguns semáforos pararam de funcionar após o apagão. Agentes de mobilidade urbana e equipes de manutenção estão mobilizados para minimizar os transtornos. O comércio também foi afetado com a queda de energia.

Rio de Janeiro

Um apagão atingiu pontos da cidade do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. De acordo com a Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, a situação foi normalizada entre 8h30 e 9h34.

A Light afirmou que a interrupção foi causada devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS). De acordo com a concessionária, a interrupção atingiu trechos de bairros das zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro e municípios da Baixada Fluminense.

A empresa não contabilizou o número de residências afetadas até a última atualização desta reportagem.

Santa Catarina

O apagão nacional também atinge cidades de Santa Catarina. De acordo com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), equipes atendem diversos chamados relacionados ao desligamento de luz.

Até as 9h50, a empresa fazia um levantamento das unidades consumidoras atingidas e priorizava os pedidos de ajuda em hospitais e outros locais. O apagão afetou Santa Catarina, outros 19 estados e o Distrito Federal. No painel de monitoramento do órgão, mais de 185 mil unidades consumidoras apareciam com desligamentos acidentais até as 9h43.

O problema foi causado, segundo a Celesc, por conta de uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional, que provocou a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). A ação interrompeu o fornecimento de energia em unidades consumidoras por todo o estado.

Conforme a empresa, o fornecimento de energia está sendo reestabelicdo. "Ainda não há informações oficiais da causa que levou atuação do ERAC", informou a Celesc.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema confirmou que a ocorrência foi registrada às 8h31 e interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste.

Alguns dos principais transtornos registrados até o momento no país foram perda do sinal de internet, pessoas presas em elevadores e semáforos parados.

São Paulo

Um apagão nacional afetou a operação de quatro linhas do Metrô de São Paulo na manhã desta terça-feira (15). Segundo a ViaQuatro, concessionária responsável pela linha, os trens operaram com velocidade reduzida e maior tempo de parada por conta de uma falha elétrica externa, que ocorreu às 8h30.

Os passageiros foram orientados por avisos sonoros e por Agente de Atendimento e Segurança nos trens e estações. As plataformas ficaram lotadas por conta do problema. Ônibus do sistema Paese foram acionados entre as estações Paulista e Luz às 8h52. Nas redes sociais, moradores de bairros da Zona Norte e Sul também relataram falta de energia.

Em nota, a Enel informou que registrou a interrupção de parte da sua carga nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). "A energia está sendo restabelecida gradativamente após autorização do Operador Nacional do Sistema".

Ainda conforme a Enel, a interrupção de parte da carga de energia acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional. "O procedimento ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores", afirma a empresa.

Tocantins

Várias cidades do Tocantins registraram falta de energia na manhã. Em Palmas, há relatos de apagão em órgãos públicos, escolas, prédios e em todas as regiões da cidade.

Em nota a Energisa, afirmou que fornecimento de energia no Tocantis já começou a ser restabelecido de forma gradativa. Durante a manhã houve relatos da falta de energia em Araguaína, Gurupi e Paraíso, que estão entre principais cidades do Tocantins, além de outros municípios do interior.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que houve uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional que interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

*Essa matéria está em atualização
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC