Operador Nacional do Sistema afirmou que recomposição foi atingida às 14h49. Pela manhã, um problema no sistema levou à falta de energia em 25 estados e no Distrito Federal. O Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que o sistema interligado nacional foi 100% recomposto às 14h49 desta terça-feira (15).
Pela manhã, 25 estados e o Distrito Federal sofreram um apagão em razão de um problema no sistema.
"O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A normalização das cargas da região Sul foi concluída às 9h05min e nas regiões Sudeste/Centro-Oeste, às 9h33min. O SIN foi 100% recomposto às 14h49min", informou o ONS em nota.
As causas do problema ainda estão sendo apuradas.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma "ocorrência" às 8h31 levou a uma "separação elétrica" no sistema interligado.
Na prática, é como se as regiões Norte e Nordeste do país tivessem se desconectado das regiões Sul e Sudeste.
O apagão causou transtornos em diversas cidades, como desligamento de semáforos, paralisação de metrô e interrupção de aulas em escolas.
Apagão afeta cidades de todas as regiões do país
O Ministério de Minas e Energia e o Operador Nacional do Sistema vão dar entrevistas coletivas ainda nesta terça para explicar em que ponto estão as investigações sobre as causas do problema na rede elétrica.
Leia também:
Apagão: veja a situação de cada estado após queda de energia
Entenda por que Roraima não foi afetado pelo apagão nacional
Apagão no Sul e no Sudeste foi 'ação controlada' após problema gerar 'separação elétrica' entre regiões do país, diz ONS