Com poucas sementes e polpa branca, fruta só era encontrada em quintais e na mata, mas se tornou alternativa de renda. Pesquisadores já trabalham com novas variedades, mais doces e mais resistentes. Goiaba serrana, típica do Sul do Brasil, ganha pomares comerciais no país após anos de cultivo no exterior
Nativa do planalto sul do Brasil, a goiaba serrana foi, por muito tempo, uma fruta de quintal e das matas. Mas, agora, começa a ganhar pomares comerciais no país após anos de cultivo no exterior.
Nações como Nova Zelândia, Colômbia, Itália, Estados Unidos têm a goiaba serrana há mais de 50 anos.
Mas a intenção de pesquisadores e produtores do sul do país é valorizar cada vez mais esse fruto. Novas variedades, mais doces e mais resistentes, por exemplo, vêm sendo estudadas.
Além disso, não falta criatividade na hora do beneficiamento. Com a fruta, a indústria já vem produzindo sorvete, suco, cerveja e até cosméticos, como xampu, sabonete líquido e creme de mão.
Como é a goiaba serrana
Também conhecida como feijoa, a goiaba serraba é diferente da fruta que os brasileiros estão mais acostumados.
Ela tem casca verde, mesmo quando está madura, além de poucas sementes e polpa branca. Gosta de clima frio e se desenvolve em altitudes superiores a 800 metros.
Enquanto a goiaba comum é originária de países de clima tropical da América do Sul, a serrana é nativa da região sul do país.
Confira a reportagem completa no VÍDEO ACIMA.
Vídeos Globo Rural