Economia

Dólar abre em leve baixa, com aumento nas projeções para o PIB de 2023

.

Por Portal NC

04/09/2023 às 09:16:20 - Atualizado há
Na última sexta-feira, a moeda norte-americana encerrou em queda de 0,20%, vendida a R$ 4,9400. Cédulas de dólar

John Guccione/Pexels

O dólar abriu em leve baixa nesta segunda-feira (4), em uma semana mais curta por conta do feriado de Dia da Independência, que acontece na próxima quinta-feira. O dia nos mercados é mais tranquilo, porque os mercados americanos não operam hoje.

Por aqui, investidores brasileiros repercutem novas projeções reunidas pelo Banco Central do Brasil para a economia do país, com destaque para uma maior perspectiva de crescimento neste ano.

Às 09h03, a moeda norte-americana caía 0,09%, cotada a R$ 4,9355. Veja mais cotações.

Na última sexta-feira (1°), o dólar encerrou o pregão com baixa de 0,20%, vendido a 4,9400. Com o resultado, a moeda subiu 1,33% na semana passada, mas passou a acumular:

quedas de 0,20% no mês;

queda de 6,40% no ano.

COMERCIAL X TURISMO: qual a diferença entre a cotação de moedas estrangeiras e por que o turismo é mais caro?

DINHEIRO OU CARTÃO? Qual a melhor forma de levar dólares em viagens?

DÓLAR: Qual o melhor momento para comprar a moeda?

O que está mexendo com os mercados?

O dia é de menor liquidez e volatilidade por conta do feriado de Dia do Trabalho nos Estados Unidos, que faz com que os mercados americanos não abram e, por isso, o volume de investidores negociando ao longo do dia é bem menor.

No entanto, no Brasil, a semana começa com o mercado repercutindo, ainda, os números do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, que subiu 0,9%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, crescimento mais expressivo que o projetado por analistas, de 0,3%.

Além disso, os investidores estão de olho, também, no último Boletim Focus, relatório do Banco Central do Brasil (BC) que reúne as projeções de diversas instituições financeiras para os principais indicadores econômicos do país.

Com o resultado bem acima do esperado da última sexta-feira, as expectativas para o PIB em 2023 subiram de um crescimento de 2,31% para um crescimento de 2,56%. Enquanto isso, para 2024, as estimativas foram de 1,33% para 1,32%.

Mas não foram só as projeções para o PIB deste ano que passaram por uma alta na última semana: agora, os analistas enxergam um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, em 4,92% até o final do ano, de uma expectativa de 4,90% anteriormente.

Essa revisão para cima da inflação vem depois da Petrobras anunciar um reajuste nos preços dos combustíveis em agosto. Se as projeções se concretizarem, a inflação vai encerrar 2023 acima da meta do BC, que é de 3,25%, podendo oscilar entre 1,75% e 4,75%.

Entenda o que faz o dólar subir ou descer
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC