Ontem, o principal índice da bolsa de valores brasileira recuou 0,10%, aos 117.777 pontos. Ibovespa opera em baixa, puxado pelo exterior.
Freepik
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, abriu em baixa, acompanhando a aversão ao risco que predomino nos mercados internacionais após a divulgação de novos dados econômicos da China que vieram com um resultado fraco, indicando desaceleração da atividade.
Às 10h10, o índice caía 0,70%, aos 117.067 pontos, . Veja mais cotações.
No dia anterior, o Ibovespa fechou em baixa de 0,10%, aos 117.777 pontos. Com o resultado, o índice passou a acumular altas de:
1,76% no mês;
7,33% no ano.
O que está mexendo com os mercados?
O que está mexendo com os mercados?
Mais uma vez, a situação da China preocupa o mercado. Hoje, os números do Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços foram divulgados, mostrando uma queda de 54,1 pontos em julho para 51,8 em agosto.
Esse indicador revela como anda a percepção do mercado sobre a economia e é medido de 0 a 100 pontos. Valores maiores que 50 indicam uma expansão, enquanto os menores indicam contração.
Dessa forma, a visão do mercado é que a economia chinesa ainda está em fase de expansão, mas enfrentando uma forte desaceleração, que se intensifica mês a mês em diversos setores.
Também houve divulgação do PMI Composto na Europa, onde o resultado foi ainda pior: o indicador caiu de 48,6 em julho para 46,7 em agosto, mostrando uma aceleração na contração da economia do Velho Continente.
No Brasil, os mercados vivem mais um dia de volume de negócios reduzidos por conta do feriado do próximo dia 7, quando a bolsa não vai funcionar.
O destaque da agenda de hoje são os números da produção industrial de julho. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria brasileira recuou 0,6% em julho, enquanto as projeções do mercado eram de leve alta.
Em relação ao mesmo mês do ano passado, a produção industrial apresenta queda ainda mais acentuada, de 1,1%. No ano, até aqui, a baixa é de 0,4%.