O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, através da Vigilância Sanitária, dá continuidade ao trabalho de nebulização da rede de esgotos municipal. A atividade tem o objetivo de controlar a procriação de insetos, como baratas, entre outros que habitam ou transitam nestes locais.
A nebulização é realizada com uma máquina que dispersa o produto em forma de "fumaça" e atinge toda a canalização de esgoto, alcançando um bom resultado mesmo nos locais menos acessíveis.
Vale ressaltar que durante a realização da nebulização, os moradores são orientados por meio de um som acoplado no veículo de serviço, a respeito dos cuidados a serem tomados, no sentido de prevenir o contato das pessoas ao produto em determinadas residências, onde podem ocorrer "vazamentos" devido a problemas com o encanamento.
Segundo o superintendente do DHS, Sérgio Marques, esta é a segunda etapa do procedimento na rede de esgoto. "A primeira foi realizada semanas atrás nos bairros Jd. José Januário, Lacombe, Acácias e Tufic Baracat. Depois disso, a máquina precisou de novos ajustes, já realizados, e agora estamos dando continuidade no trabalho, visitando os bairros América, Provence, Olmira e JK". Ele salienta que esta nebulização é para insetos específicos que habitam a rede.
"Para o controle mais eficaz de insetos tais como pernilongos, é muito importante à colaboração de cada morador, pois os imóveis que contenham água parada servem de criadouros e são fontes de dispersão, não só do mosquito da dengue, como de pernilongos", completou o gestor.
Outas medidas importantes são: colocar telas nas portas e janelas ou fechá-las antes do sol de pôr; utilizar mosqueteiros; e fazer o uso de equipamentos que formem correntes de ar (ventiladores e ar-condicionado).