Valor máximo de saque será de R$ 6,2 mil. Governador do estado, Eduardo Leite, anunciou que decretará estado de calamidade pública. Até o momento, 31 mortes foram confirmadas. GIF home fotos destruição causada por ciclone no RS
Arte/g1
A Caixa Econômica Federal informou nesta quarta-feira (6) que vai liberar o saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) em razão de calamidade para trabalhadores que moram em municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelo ciclone.
Para efetuar o saque, é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado a operação pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$?6.220,00.
Nesta quarta, o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), anunciou que vai decretar estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Segundo dados oficiais, até o início da madrugada desta quarta, o número de mortes já havia chegado a 31.
A Caixa lembrou que o saque calamidade do FGTS é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar recursos da sua conta por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência.
Conforme as regras, para habilitação ao saque do FGTS é necessário que o município em estado de calamidade pública ou situação de emergência, devidamente reconhecidos por Portaria do Governo Federal, apresente à Caixa a declaração das áreas que foram afetadas pelo desastre.
Imagens mostram danos causados pela passagem de ciclone extratropical em Roca Sales
Lauro Alves/Agência RBS
54 municípios afetados
Ao todo, de acordo com a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, 54 munícipios foram afetados pelo ciclone, sendo que 6 já estavam habilitados por outros desastres naturais e, portanto, podem solicitar a liberação do saque calamidade: Campo Novo, Rio Grande, São José do Norte, São Sebastião do Caí, Sede Nova e Vera Cruz.
O banco estatal informou, ainda, que está auxiliando as demais autoridades locais no sentido de agilizar a solicitação de habilitação para liberação dos valores aos trabalhadores residentes nas áreas afetadas.
"Após a liberação, a população poderá realizar o saque do FGTS de forma digital, no celular, de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de qualquer outra instituição financeira, para receber os valores, sem nenhum custo", acrescentou.