O chanceler brasileiro, Mauro Vieira
Pedro França/Agência Senado
O Brasil ainda tenta costurar uma nova resolução no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), informaram ao blog fontes do Itamaraty.
? Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
De acordo com interlocutores do Ministério das Relações Exteriores, a diplomacia brasileira ainda não deu por encerrada a negociação com outros países que integram o colegiado.
Nesta quarta-feira (18), com veto dos Estados Unidos, o Conselho de Segurança da ONU rejeitou texto proposto pelo Brasil sobre a guerra entre o grupo terrorista Hamas e Israel. A proposta brasileira recebeu 12 votos favoráveis. Rússia e Reino Unido se abstiveram.
De acordo com relatos feitos ao blog, a posição dos EUA surpreendeu não apenas o Brasil, mas também outros países que fazem parte do conselho.
Para participar de novas rodadas de negociações, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, viajou na noite desta quarta-feira para Nova York. Na sexta-feira (20), ele seguirá para o Egito, onde participará de uma cúpula internacional de debate sobre a crise envolvendo o Hamas e Israel.
Segundo diplomatas em Nova York, a importância de seguir na tentativa de aprovar um texto semelhante ao apresentado pelo Brasil se materializa na ajuda para palestinos na Faixa de Gaza. E, também, na libertação de reféns sequestrados pelo Hamas.
Ministro das Relações Exteriores lamenta veto americano à resolução apresentada pelo Brasil no Conselho de Segurança