As provas para eleger os melhores cafés do Brasil foram realizadas durante os três dias da Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Cafés produzidos no ES foram eleitos os melhores do Brasil no prêmio Coffee of Year 2023
Reprodução/TV Gazeta
Cafés produzidos no Espírito Santo, tanto da variedade arábica quanto da conilon/canéfora, foram eleitos os melhores do Brasil durante a Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os grãos de produtores capixabas venceram a premiação Coffee of Year 2023. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (10).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
As provas para eleger os melhores cafés do Brasil foram realizadas durante os três dias de evento, realizado entre 8 e 10 de novembro. As amostras foram submetidas a experimentação às cegas, ou seja, sem que se tenha qualquer informação sobre os cafés.
Para classificar os finalistas do concurso, foram selecionadas as 180 melhores amostras. Entre os 50 finalistas deste ano na categoria Arábica, 10 são do Espírito Santo. E, dos 15 finalistas no Conilon/Canéfora, 11 também são do estado.
Vencedores
Produtores de café do ES venceram o Coffee Year 2023 durante a Semana Internacional do Café 2023
Governo do ES/ Divulgação
Na categoria Arábica, o Espírito Santo apareceu duas vezes no pódio. Veja abaixo os três primeiros colocados.
Prêmio Coffee of Year 2023 - Arábica
Outros dois capixabas de Iúna, na Região do Caparaó Capixaba, também apareceram no ranking, Cedro Fornari, do Sítio Refúgio do Cedro, ocupou a 5° posição. Já Carlos Alberto Monteiro, da Fazenda Harmonia, conquistou a 9°.
Na categoria conilon/canéfora, os grãos capixabas também tiveram destaque. Veja abaixo os cinco primeiros colocados:
Coffee of Year 2023- Conilon/Canéfora
Produção cafeeira
Café conilon torrado em propriedade do Espírito Santo
Vinícius Gonçalves/ TV Gazeta
De acordo com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) do Espírito Santo, o estado é uma referência nacional e mundial na produção de café, sendo responsável por três a cada quatro sacas de Conilon produzidas no país.
"O estado produz em quantidade e com qualidade, as duas espécies de café que são consumidas no mundo: arábica e conilon. No ano passado, a área do Conilon no Espírito Santo foi de 259,174 hectares, o que rendeu uma média de 47,7 sacas por hectare", informou a pasta.
Plantação de café arábica em Marechal Floriano, no Espírito Santo
Reprodução/ TV Gazeta
Para este ano, a previsão é de 261.921 hectares e 43,8 sacas por hectare, segundo dados levantados pela Gerência de Dados e Análises da Seag.
Ainda segundo o levantamento, a cafeicultura capixaba gera cerca de 400 mil empregos diretos e indiretos, e está presente em mais de 75 mil das 108 mil propriedades agrícolas do Estado.