Negociação se estendeu por dois anos. Documento vai permitir intercâmbio de tecnologias e aumento no fluxo comercial entre os países signatários. Os países do Mercosul chegaram a um acordo para criar uma área de livre comércio entre o bloco econômico e Singapura.
O acordo – o primeiro entre o grupo sul-americano e um país do Sudeste Asiático – vai permitir a ambos os lados ampliar os fluxos comerciais, ter maior previsibilidade e melhores condições para a ampliação de investimentos.
Segundo fontes envolvidas nas negociações, o acordo será anunciado no dia 7 de dezembro, na cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro.
Singapura é um dos maiores investidores financeiros no Brasil por meio de fundos soberanos, sobretudo em saneamento e infraestrutura.
Argentina de Milei não deve romper com Mercosul, avaliam especialistas brasileiros
Negociadores ouvidos pela GloboNews destacam que este acordo reforça o forte compromisso do Mercosul e Singapura de aprofundar seu relacionamento comercial, além de abrir portas para novas oportunidades para as empresas.
Em abril, o ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Singapura, Vivian Balakrishnan, esteve em Brasília e se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para conversar sobre o acordo.
O representante de Singapura também teve encontros com vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços, Geraldo Alkimin, e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
As negociações envolveram mais de 100 negociadores e especialistas do Mercosul e de Singapura, em diferentes grupos técnicos. Só em 2021 o intercâmbio comercial entre o bloco e o país do sudeste asiático beirou os 7 bilhões de dólares.
Entre os principais produtos de exportação do Mercosul estão produtos avícolas, ligas ferroviárias, carne suína e bovina e minerais de ferro. Já entre os principais produtos de importação do bloco estão inseticidas, circuitos integrados, medicamentos e embarcações.