Já em fase de aquisição de equipamentos e em breve a cidade de Pompeia terá na Santa Casa de Pompeia, um Centro de Diagnóstico Cardiológico. A preparação já começou e na segunda quinzena de janeiro chegarão os primeiros equipamentos. "Vínhamos estudando esta possibilidade e com ajuda de uma verba parlamentar do Deputado Itamar Borges, através do vereador Diogo Ceschim, conseguimos os recursos para a compra dos equipamentos", anunciou o provedor do hospital pompeiano, Alair Mendes Fragoso. "Local não é complicado para nós, precisávamos mesmo é dos equipamentos", disse o dirigente feliz com o anúncio e com as tratativas já finalizadas. "Ainda conversamos com a Divisão Regional de Saúde (DRS), para, quem sabe, sermos um centro de referência em nossa região neste sentido", planeja o dirigente entusiasmado com o trabalho que vem sendo realizado no hospital de forma generalizada.
Desde o início do ano o provedor vinha trocando ideias com a médica Patrícia Arantes Rosa e com a participação da verba parlamentar, o processo foi viabilizado. "Estamos adquirindo: esteira cardíaca, Ergo PC, Computador e impressora neste primeiro momento", anunciou Alair Mendes Fragoso ao agradecer o Deputado Estadual Itamar Borges, que tem base eleitoral em São José do Rio Preto, Noroeste Paulista, Araçatuba e região. "Temos outra relação de equipamentos que em breve vamos adquirir, com mais verba parlamentar", falou o provedor que está concentrado em transformar o futuro Centro de Diagnóstico Cardiológico de Pompeia em referência para a região centro-oeste paulista. "Espaço e profissionais nós temos, precisamos de equipamentos", repetiu o dirigente que já esteve reunido com integrantes da provedoria, médicos, funcionários e parceiros discutindo os planos futuros.
De acordo com Alair Mendes Fragoso estão na lista a compra de equipamentos para a cintilografia miocárdica, eletrocardiograma, ecocardiograma e demais equipamentos para cateterismo cardíaco. "Iremos por etapa, e de acordo com a demanda", planeja o dirigente que acredita no chamado "Sus Paulista", criado pelo Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que pretende descentralizar a saúde paulista. "Queremos nos preparar para ser referência para atendimento público e privado, dentro desta área cardiológica, também", falou ao desenvolver um plano de ação neste sentido. "Felizmente a cidade de Pompeia está muito bem localizada na região, com acesso fácil e isso ajudará bastante", acredita ao vislumbrar investimento paralelo no centro cirúrgico da Santa Casa de Pompeia. "Seremos capazes de realizar uma angioplastia coronária futuramente", deseja o provedor.
Nos planos da Santa Casa de Pompeia, além de investimento no Centro cirúrgico as áreas de pediatria e cardiologia estão mais em evidência no momento, e a provedoria vem estudando meios para conseguir equipar o hospital nesta duas áreas inicialmente. "Infelizmente este ano fomos muito prejudicados com a falta de verbas parlamentares, que mesmo já provisionadas pelo Governo do Estado de São Paulo, não recebemos o que fez com que todo o investimento planejado fosse suspenso", lamentou o provedor que chegou a conversar pessoalmente com o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, mas nenhuma verba provisionada foi liberada até então. "Se não fosse a comunidade pompeiana em nos ajudar, principalmente com o Leilão de Gado, estaríamos em apuros mais graves", disse ao se preocupar com a situação.