O vereador de Campos Novos Paulista (SP) Alexandre dos Santos Soares (PL) é um dos quatro suspeitos presos por envolvimento no furto de armas de grosso calibre na cidade. A prisão ocorreu na última segunda-feira (8).
Conhecido como Xandão, o político foi preso preventivamente durante operação da Polícia Civil de Campos Novos Paulista, que contou com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Polícia Militar de Assis (SP). O crime ocorreu no dia 30 de dezembro de 2023.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo invadiu uma propriedade rural e furtou fuzis, revólveres, espingardas e munições. Ainda no local, os criminosos arrombaram um cofre e levaram diversas notas de dólares, pesos e euros. Também foram subtraídos outros pertences, como facas, televisão, lunetas, câmera de segurança e joias.
A vítima possui registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) e apresentou documentação das armas furtadas, guia de tráfego especial e listou as munições subtraídas, contudo, não foram apresentadas notas das munições.
Após a identificação dos suspeitos, a Justiça expediu seis mandados de prisão temporária, sendo que quatro deles foram cumpridos na segunda-feira. Na operação, quatro homens foram presos, sendo dois de 34 anos, um de 39 anos e outro de 41. Outros dois suspeitos continuam foragidos.
O grupo pode responder pelos crimes de associação criminosa para crimes hediondos, furto qualificado pelo concurso de agentes, rompimento de obstáculo e uso de explosivos, porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito e comércio ilegal de arma de fogo. Somadas, as penas podem chegar a mais de 34 anos de prisão.
Reeleito em 2020
Com 161 dos 3.036 votos válidos, Alexandre dos Santos Soares se reelegeu a vereador nas Eleições de 2020. Ele foi o 4º candidato mais votado. Na época, Xandão declarou ao Tribunal Superior Eleitoral um patrimônio declarado de R$ 142,5 mil.
Em nota, o Presidente da Câmara de Campos Novos Paulista, André Francisco Toppan Briganó (PL), afirmou que não recebeu informações oficiais sobre o desdobramento das investigações, mas que "a Mesa Diretora, assim como os demais vereadores, está empenhada em levantar informações do ocorrido, colaborando integralmente com as autoridades competentes".
O Presidente da Casa de Leis afirmou ainda que, "neste momento, é crucial aguardar o desenrolar das investigações, respeitar o princípio da presunção de inocência e reforçar o compromisso com a justiça, a ordem e a honestidade".