O DHS de Pompeia vem alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que, se não tratada adequadamente, pode reduzir a expectativa de vida em até 25 anos.
"O diagnóstico precoce é muito importante para que o paciente comece, o quanto antes, o tratamento e acompanhamento antes de qualquer sinal e sintoma, buscando ajuda da equipe multiprofissional da saúde, disponível em nossas Unidades", destacou a coordenadora do Programa Saúde da Família, Gislaine Souza.
São nas USFs e UBSs que estão formados os grupos assistidos de Hipertensos e Diabéticos, onde são desenvolvidas ações coletivas que englobam atividade educativa, orientação em sala de espera ou agendada e incentivo à pratica de atividade física. As pessoas interessadas devem procurar a unidade de saúde de referência e se informar sobre as atividades oferecidas.
"Com pequenas mudanças em nosso estilo de vida, podemos prevenir não só essa, mas muitas doenças, por isso, a saúde do Município se coloca à disposição para orientar e apoiar estes pacientes", relatou o superintendente do DHS, Sérgio Marques.
Vale ressaltar que o diabético tem o direito de receber não só a medicação para controle, assim como o aparelho medidor de glicose, as tiras e as lancetas. O único requisito para o recebimento de medicamentos e materiais, é participar das consultas e dos grupos oferecidos pela Saúde Municipal.
Doença silenciosa
A diabetes se caracteriza pela incapacidade do organismo em produzir a quantidade necessária de insulina, responsável por regular os níveis de glicose (açúcar) no sangue.
Existem diferentes tipos de diabetes:
Tipo 1: Surge quando o organismo produz insulina em excesso, geralmente vinculado a fatores hereditários.
Tipo 2: Caracteriza-se pela resistência à insulina ou pela produção insuficiente. Este tipo está frequentemente associado ao estilo de vida.
Gestacional: Manifesta-se durante a gravidez, exigindo monitoramento cuidadoso dos níveis de glicose. Geralmente controlado por dieta e, às vezes, medicamentos.
Pré-diabetes: É o estágio inicial e pode ser revertido com mudanças no estilo de vida.
Os principais fatores de risco são a herança genética, sedentarismo, obesidade, dieta inadequada, idade avançada, histórico de diabetes gestacional, hipertensão, distúrbios metabólicos e histórico de doenças cardiovasculares.
Sinais da doença
Por ser uma doença assintomática, a orientação é que as pessoas mantenham uma atitude preventiva e procurem sua Unidade de Saúde para fazer exames que podem identificar a doença em estágios iniciais.
Os principais sinais de diabetes:
- Sede excessiva
- Fome excessiva
- Frequência urinária aumentada
- Perda de peso inexplicada
- Fadiga persistente
- Visão embaçada
- Feridas que cicatrizam lentamente
- Infecções recorrentes
- Formigamento ou dormência nas mãos e pés
- Irritabilidade
Prevenção
- Alimentação equilibrada, atividade física regular, manutenção do peso adequado, controle do estresse, consumo moderado de álcool, abandono do tabagismo, hidratação regular e acompanhamento regular da saúde, especialmente se tiver fatores de riscos e após os 45 anos.