Pompeia

Matriciamento - CAPS e Unidades de Saúde realizam integração entre Saúde Mental e Atenção Primária

Encontro tem como objetivo estreitar os vínculos entre as equipes das duas áreas de apoio à saúde

Por Divulgação/DHS

07/02/2024 às 09:05:07 - Atualizado há
Em um momento de cuidados colaborativos entre a Atenção Básica e serviço de Saúde Mental, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) irá se reunir nos próximos dias com todas as Unidade de Atenção Primária à Saúde (APS) do Município para conversarem sobre matriciamento, que é o cuidado compartilhado dos usuários.

O encontro tem como objetivo estreitar os vínculos entre as equipes das duas áreas de apoio à saúde, além de promover conhecimento acerca da discussão e de como será a inclusão da Saúde Mental na Atenção Básica.

"Nosso primeiro encontro foi na Unidade de Saúde da Família "João Nascimento Telles", vizinha à Santa Casa, a fim de produzir saúde onde duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam propostas de intervenção pedagógica - terapêutica", informou a psicóloga responsável pelo CAPS, Alini Valotto.

O matriciamento tem por pilar o trabalho conjunto entre CAPS e demais setores, sobretudo, a APS por ser a principal porta de entrada do SUS. As equipes se reúnem periodicamente para discutir os casos de saúde mental da área e juntas elaboram propostas para melhorar o desempenho do usuário na família, na comunidade e na própria Unidade.

"Essa interação é uma ferramenta de transformação não só do processo de saúde e doença, mas de toda realidade dessas equipes e comunidades, que pode ser chamada de chamada de clínica ampliada, onde dois saberes diferentes se unem em prol do bem maior que é a saúde integral do usuário", completou Gislaine Souza, enfermeira coordenadora do Programa Saúde da Família.

Lider banner

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC