Com a entrada do mês de março, facilmente o Dia Internacional da Mulher é lembrado, já que acontece no próximo, 8 de março e marca simbolicamente, a força e coragem feminina. Essa data surgiu em 1917, na Rússia, quando cerca de 90 mil operárias foram às ruas protestar por melhores condições de trabalho e de vida, que na época, ainda não tinham direito ao voto e sofriam muita desigualdade.
Os tempos são outros mais a desigualdade ainda é vista e junto dela os crimes, Pompeia alcançou uma marca um tanto vergonhosa, somente no mês de fevereiro foram registrados 18 boletins de ocorrência na Polícia Civil.
Segundo o delegado, Dr. Claudio Anunciato Filho esses números são de diferentes crimes e há várias formas de agressões que são consideradas violência doméstica no Brasil, mas felizmente as pessoas estão mais informadas e confiando na polícia para fazer denúncias.
Conheça algumas formas violência doméstica contra as mulheres:
1: Humilhar, xingar e diminuir a autoestima
2: Tirar a liberdade de crença
3: Fazer a mulher achar que está ficando louca
4: Controlar e oprimir a mulher
5: Expor a vida íntima
6: Atirar objetos, sacudir e apertar os braços
7: Forçar atos sexuais desconfortáveis
8: Impedir a mulher de prevenir a gravidez ou obrigá-la a abortar
9: Controlar o dinheiro ou reter documentos
10: Quebrar objetos da mulher
O que é a Lei Maria da Penha
A Lei prevê como crime qualquer tipo de violência contra a mulher, seja de ordem física, sexual, patrimonial, psicológica ou moral.
Os agressores podem ser punidos com a Lei Maria da Penha com o afastamento do lar; proibição de chegar perto da vítima ou de frequentar determinados locais; e suspensão de porte de armas. Às vítimas, são ofertados direitos, como o encaminhamento dela e de filhos para programas de proteção e afastamento da casa, sem a perda dos seus direitos em relação aos bens do casal; inclusão em programas de assistência financeira; e medida protetiva.