Para prender a atenção das crianças com um assunto muito sério, a melhor forma é abordar o tema de maneira divertida. Foi o que o que o Programa Saúde na Escola do DHS, por meio das Agentes de Saúde da USF "Dr. Flávio Faria Jordão", fez com alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Maria Stella de Carvalho Lacombe.
O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (5) para dezenas de crianças, que puderam aprender de forma lúdica, assuntos como a Dengue, Zika e Chikungunya.
"Nossas agentes estão de parabéns por conseguirem levar conscientização e prevenção de forma mais didática para essas crianças", afirmou Adriana Fernandes Parra, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica.
Também foram apresentadas diversas situações de proliferação do mosquito e como combatê-las, como virar as garrafas de cabeça para baixo, colocar terra nos vasos de planta, eliminar a água parada dos pneus, limpar a caixa d'água, descarte adequado do lixo, entre outros cuidados.
Angélica Matias, agente de endemias que é a atriz principal, pontua que as crianças são ótimas comunicadoras, e que a peça foi apresentada de uma forma que elas pudessem assimilar as informações. "Apesar da pouca idade, eles assistem e depois falam com a família sobre o perigo de deixar lixo espalhado, que pode acumular água e se tornar um criadouro do mosquito", explicou.
As agentes comunitárias de saúde Célia e Dalila, as residentes de medicina da Unimar, Giuliana Simões Nakano e Isabella Bispo Diaz, e a enfermeira chefe da USF "Tufic", Eliana Menossi, também foram as responsáveis pelo espetáculo.