Pompeia continua registrando um aumento significativo no número de casos de Covid-19 nos últimos dias. Dados da Vigilância Epidemiológica do Município mostram que só no mês de março, foram registrados 87 novos casos da doença. Com relação a óbitos e internações, com quadro de saúde considerado grave, esse número é zero.
"Apesar deste aumento no número de casos, pós viagens de férias e do feriado de carnaval, estamos bem longe do cenário que vivemos em 2020, 2021, quando registrávamos pacientes em internação pela doença, falta de leitos ou mortes, mas sabemos que o coronavírus continua circulando e, por isso, devemos continuar mantendo as medidas de prevenção", destacou a enfermeira epidemiológica, Adriana Fernandes Parra.
Outra medida de prevenção para evitar hospitalizações e mortes é a vacinação. Em 2024, a vacina contra a Covid-19 passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo recomendada em um esquema de três doses para todas as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos. Pessoas com 5 anos ou mais que fazem parte dos grupos prioritários também devem ser vacinadas com uma dose de reforço anual ou a cada 6 meses, no caso das pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidas, além de gestantes e puérperas. As doses seguem disponíveis gratuitamente nas Unidades de Saúde do Município.
O que fazer depois de testar positivo para a Covid-19?
O isolamento de pessoas positivas para Covid-19 continua sendo uma recomendação. A pessoa infectada deve permanecer isolada por pelo menos cinco dias, podendo sair do isolamento no sexto dia em caso de teste negativo. Caso não seja realizado um novo teste, o isolamento deve continuar até o sétimo dia, podendo sair no oitavo dia, se não houver mais sintomas. Pessoas que permanecem com sintomas devem cumprir isolamento até o décimo dia.
Dados Epidemiológicos
O DHS, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, informa que, devido à Resolução SS nº 180, publicada em dezembro de 2023 pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, não há mais a obrigatoriedade de se realizar o Censo Covid-19, no qual havia o envio de dados referentes à ocupação de leitos devido a casos suspeitos e confirmados.
Também, em abril de 2022, o Governo Federal declarou o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em relação à infecção humana pelo novo coronavírus.
Mesmo diante destas publicações, informamos, no que se refere ao período de 1º de janeiro a 11 de março do ano corrente, que estão em nossos registros epidemiológicos os seguintes números:
- Casos positivos: 225, com 87 pessoas positivadas nos últimos 10 dias; 0 internado e 0 óbito em investigação.