Aconteceu entre 18 e 20 de abril o Hackathon Unesp 2024, maratona para desafiar mentes criativas a encontrarem soluções inovadoras e tecnológicas para os problemas da sociedade.
Promovido pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp de Botucatu e organizado pelo Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da FCA, Liga Universitária de Empreendedorismo de Botucatu e Espaço de Inovação e Empreendedores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, o evento apresentou um desafio de inovação e empreendedorismo para estudantes universitários de todo o estado.
Além de concorrer a prêmios, os participantes puderam desenvolver habilidades e competências alinhadas com o mercado de trabalho e ainda tiveram a chance de se conectar com grandes empresas contratantes da área do agronegócio.
O tema do Hackathon Unesp 2024 foi "Como otimizar custos e tornar ambientalmente mais sustentável a produção agroflorestal?". O desafio era o desenvolvimento de soluções tecnológicas para melhorar a eficiência da entrega de mudas no campo, utilizando tecnologia IoT (Internet das Coisas) para gerar informações precisas, otimizar a logística, identificar problemas no processo de entrega e tomar medidas corretivas de forma mais eficiente.
As melhores soluções desenvolvidas pelos participantes receberam premiação em dinheiro e a equipe AGRO-SHUNJI, formada por alunos da Fatec Pompeia Shunji Nishimura ficou em segundo lugar na premiação do evento. O trabalho que rendeu a premiação foi uma solução logística com o uso de RFID para gestão de estoques.
A equipe AGRO-SHUNJI foi formada pelos alunos Aharon Cassiano de Souza, Andre Barboza da Silva, Israel Nascimento de Oliveira, Ewandro F. Smaniotto e Willy Kevin Corrêa Da Rosa, que cursam Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão, curso inovador oferecido pela Fatec Pompeia e que formam profissionais aderentes às demandas do mercado de trabalho atual.
Além da premiação recebida como vencedores na segunda posição, os alunos da Fatec Pompeia tiveram acesso à palestras sobre temas como: Bioempreendedorismo, como começar uma startup, Aceleração de modelos de negócios e tecnologias industriais e mentorias sobre modelos de negócios e pitch.
A Fatec Pompeia tem se destacado nos últimos anos no fomento e formação de alunos com competências em empreendedorismo de base tecnológica que tem gerado vários prêmios em eventos de inovação e aprovação de recursos financeiros para startups dos alunos em editais de fomento como o PIPE da Fapesp.