Em um esforço conjunto para melhorar a qualidade de vida dos pacientes ostomizados, a cidade de Quintana, através de suas dedicadas enfermeiras Aline de Assis, Fatima Regina Pereira S dos Santos e Daiane Rosa de Souza, participou de um importante treinamento na FAIP, em Marília. Esta iniciativa, realizada em parceria com a DRS Marília e a empresa Coloplast, visa aprimorar os cuidados prestados a esses pacientes.
Atualmente, o município de Quintana oferece assistência a seis pacientes ostomizados, fornecendo materiais essenciais como placas, bolsas, pastas de preenchimento, adesivos e placas de barreira cutânea. A diretoria de saúde local enfatiza a importância da humanização e da excelência no serviço, garantindo que a população receba o melhor atendimento possível.
Entendendo a Ostomia
A ostomia é um procedimento cirúrgico que cria um estoma, uma abertura artificial no corpo para a eliminação de fezes ou urina, ou para auxiliar na respiração ou alimentação. Este procedimento é necessário quando há doenças ou lesões que impedem o funcionamento normal do sistema digestivo ou urinário.
Tipos de Estomia:
-Estomias Intestinais: Incluem a colostomia e a iliostomia, que permitem a saída de fezes do intestino grosso ou delgado, respectivamente.
-Estomia Urinária (Urostomia): Permite a eliminação de urina quando a bexiga não está funcionando adequadamente.
-Gastrostomia: Uma abertura no estômago para alimentação direta.
-Traqueostomia: Uma abertura na traqueia para auxiliar na respiração.
A capacitação das enfermeiras de Quintana é um passo significativo para assegurar que os pacientes ostomizados recebam os cuidados de que necessitam, com dignidade e respeito.