Em junho, um projeto de diagnóstico do sistema alimentar de crianças e adolescentes foi apresentado por duas profissionais que visitaram o DHS na manhã de quarta-feira (06). Elas devem visitar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) para conhecer e apresentar o projeto.
O estudo é resultado de uma parceria entre as Secretarias de Saúde do Estado e a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), e foi coordenado pelas representantes Nicole Vidal e Gabriela Kimura.
Nesta fase inicial do estudo, serão avaliadas mais de quatro mil crianças de 4 a 16 anos, assistidas pelas Unidades de Saúde do Município. "O objetivo é conhecer a alimentação e o estado nutricional das nossas crianças e adolescentes, principalmente em um momento em que a obesidade nessa faixa etária é alarmante", destacou Gislaine Souza, coordenadora do Programa Saúde da Família em Pompeia.
As informações coletadas durante o estudo serão fundamentais para auxiliar nas ações de saúde do município, permitindo a implementação de estratégias mais eficazes de educação alimentar e nutricional para crianças e adolescentes. As investigações continuam para determinar a extensão do problema e as melhores abordagens para combatê-lo.