Na Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, em Pompeia, aconteceu nesta segunda-feira (22) a apresentação do Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais - Programa SP Produz. O evento foi conduzido pelo superintendente executivo da instituição, Prof. Elvis Fusco.
O programa, uma iniciativa do Governo de São Paulo, substitui os Arranjos Produtivos Locais (APL) com o objetivo de fortalecer e impactar a economia regional. A proposta visa promover a governança e cooperação entre os ambientes produtivos locais, buscando descentralizar o desenvolvimento produtivo, impulsionar o crescimento econômico local e reduzir desigualdades regionais.
Durante o evento, foram discutidas as características do programa e os benefícios para os atuais arranjos produtivos que desejam se credenciar como cadeias produtivas locais. Esses arranjos representam concentrações de micro, pequenas e médias empresas que cooperam entre si e com entidades públicas e privadas.
Os participantes receberam orientações detalhadas sobre o processo de adesão, prazos e as etapas do novo programa, além de oportunidades para esclarecer dúvidas e trocar ideias sobre a implementação e os impactos esperados.