Durante a operação "Impacto e SP Sem Fogo", que visa a preservação ambiental e a prevenção de queimadas, uma equipe de fiscalização da Policia Militar Ambiental realizou uma ação de patrulhamento pela represa Cascata em Marília. Durante a vistoria, foram flagrados dois indivíduos praticando pesca amadora desembarcada em local proibido, conforme estipulado pela Lei Municipal nº 8.179/2017.
Os pescadores utilizavam petrechos permitidos, mas estavam em uma área restrita para a atividade. No momento da abordagem, não haviam capturado nenhum peixe. Apesar disso, devido à infração cometida, foram emitidos dois Autos de Infração Ambiental de advertência, conforme o artigo 36 "caput" da Resolução SMA 48/14, que proíbe a pesca em determinados períodos.
Os equipamentos utilizados na pesca irregular foram apreendidos, e a ocorrência foi registrada como um possível crime ambiental, de acordo com o artigo 34 da Lei Federal nº 9605/98. O caso será encaminhado ao distrito policial local para as providências cabíveis.