Álvaro Januário, conhecido como "Vinho", é o candidato a prefeito de Pompeia, ao lado do vice Jorginho, e apresentou recentemente seu plano de governo. Dentre as principais propostas para a área da saúde, Vinho destaca medidas para promoção do bem-estar, ampliação de serviços e modernização da gestão pública no setor.
O candidato pretende instituir uma Política Municipal de Promoção da Saúde, com incentivo à alimentação saudável, combate ao tabagismo e ao alcoolismo, e estímulo à prática de atividades físicas, em parceria com as Secretarias de Esporte e Educação. Para melhorar o atendimento médico, Vinho propõe a integração dos sistemas de saúde por meio da adoção de prontuários eletrônicos entre a Farmácia Municipal, Unidades de Saúde e a Santa Casa.
Entre as metas, está a ampliação da parceria com a Santa Casa para garantir a continuidade e melhoria dos serviços de saúde prestados à população. Outro ponto é o estudo para o retorno dos partos em Pompeia, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outras cidades.
O plano de governo de Vinho inclui também a criação de ferramentas de "Saúde Digital", como agendamento online de consultas e exames, e a ampliação das especialidades médicas e cirurgias eletivas no município. A proposta prevê ainda a modernização do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a criação de um Centro de Controle de Zoonoses e Arboviroses, reforçando as ações de combate à dengue e leishmaniose.
Com essas ações, o candidato busca um sistema de saúde mais acessível, eficiente e humanizado, priorizando a saúde preventiva e a qualidade de vida dos pompeianos.