O provedor da Santa Casa de Pompeia, Alair Mendes Fragoso, está fazendo um importante alerta para familiares de pacientes internados em hospitais de toda a região, após tomar conhecimento de um golpe praticado por criminosos que se passam por funcionários da Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross). Os bandidos estão se identificando como médicos reguladores e solicitando transferências de dinheiro via PIX para viabilizar supostos procedimentos médicos.
"Isso é de uma desumanidade sem tamanho", declarou Fragoso, ao destacar a gravidade da situação. O dirigente hospitalar tem alertado familiares, amigos e a comunidade em geral, especialmente aqueles que têm entes internados, para que fiquem atentos a essas ligações fraudulentas. Segundo ele, quem tem um familiar hospitalizado está em um momento sensível e pode ser facilmente enganado. "O procedimento oficial não é esse. Nenhum funcionário da Cross pede informações pessoais do paciente ou solicita dinheiro", enfatizou o provedor.
De acordo com Fragoso, o golpe é bem planejado. Os criminosos se passam por funcionários da Cross e entram em contato com hospitais ou obtêm informações sobre pacientes por outros meios. Em seguida, ligam para os familiares, alegando problemas no sistema eletrônico e pedindo dados e pagamentos. "Aqui em Pompeia, nós nunca passamos esse tipo de informação ao telefone. Tudo é feito por um sistema eletrônico e seguro", explicou. O hospital utiliza o Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp), o que elimina a necessidade de solicitar informações via telefone.
O provedor destacou que, em casos de instabilidade no sistema informatizado, a Central de Regulação emite comunicados formais, e nenhum contato telefônico é feito para pedir dados pessoais ou pagamentos. "Se alguém receber uma ligação desse tipo, deve ignorar e, se houver insistência, procurar imediatamente uma delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência", orientou Fragoso. Ele reforçou que o Departamento Regional de Saúde já está ciente do golpe e que a Santa Casa de Pompeia está vigilante.
A fim de prevenir que mais pessoas caiam no golpe, a Santa Casa está divulgando avisos em locais estratégicos do hospital e também em postos de saúde, onde há maior circulação de pacientes e familiares. "Estamos fazendo o possível para proteger a comunidade, mas é fundamental que os familiares dos pacientes também fiquem atentos", concluiu o provedor.